Saúde

OAB/AL e Hemoal realizam campanha de coleta de sangue nesta sexta, na sede de Jacarecica

Por Assessoria 09/02/2023 10h12
OAB/AL e Hemoal realizam campanha de coleta de sangue nesta sexta, na sede de Jacarecica
Voluntários devem comparecer no período de 8h às 15h; iniciativa acontece às vésperas do carnaval, quando a demanda tende a crescer - Foto: Olival Santos / Ascom Sesau/AL

Fazer o bem sem olhar a quem. É com esse objetivo que a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promove, nesta sexta-feira (10), a Campanha Vamos Salvar Vidas, que visa atrair doadores voluntários de sangue. A ação acontece na sede da Ordem, em Jacarecica, de 8h às 15h.

Qualquer pessoa, independentemente de integrar os quadros da advocacia alagoana, pode se candidatar à ação de doação voluntária. Para isso, basta preencher os requisitos e comparecer à OAB/AL.

Essa é a primeira campanha de doação de sangue realizada pela atual gestão da Ordem. A ação acontece no mesmo dia em que o Conselho Seccional da OAB/AL retoma os trabalhos, após o recesso. A iniciativa também acontece às vésperas do período de carnaval, quando a demanda por sangue tende a ser maior nas unidades de saúde do estado. Reforçar o estoque é fundamental e ajuda a salvar vidas.

Para a diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Ordem, Andréia Feitosa, é importante que todos os voluntários que puderem, participem. “A campanha marca a volta dos trabalhos do Conselho Seccional. É também uma forma de ajudarmos a reforçar o estoque, que está baixo, para o Carnaval. Qualquer pessoa pode vir e é muito importante que todos participem. Leva pouco tempo e é um gesto de humanidade”, destaca Andréia.

Quem pode doar?

Para doar, o voluntário ou voluntária deve ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg e não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para os doadores que vão repetir o procedimento, é necessário respeitar um intervalo de dois meses para os homens e de três para as mulheres. Gestantes e lactantes também ficam impedidas de se candidatar.

Além disso, quem teve Covid-19 fica impedido de doar sangue por 30 dias, contados após a cura. Já quem teve contato com pessoas que testaram positivo para a doença, o impedimento é de 14 dias, após o último contato com a pessoa doente.