Saúde

Saúde intensifica prevenção às infecções sexualmente transmissíveis nas prévias carnavalescas

Ação disponibilizará 21 mil preservativos ao público; foliões também poderão contar com serviços de saúde ofertados no CAT Praia

Por SMS 04/02/2023 09h24
Saúde intensifica prevenção às infecções sexualmente transmissíveis nas prévias carnavalescas
Saúde promove ações preventivas contra infecções sexualmente transmissíveis - Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Com o intuito de conscientizar os foliões durante as prévias carnavalescas sobre a importância da prevenção contra o HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuirá, neste sábado (4), 21 mil preservativos masculino e feminino aos maceioenses. A iniciativa da ação é do Saúde da Gente do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado em frente ao restaurante Anamá, na orla de Ponta Verde.

De acordo com a supervisora do Saúde da Gente CAT Praia, Aline Mota, a ação visa reforçar neste período de folia a importância da prevenção contra as ISTs, através do uso da camisinha, método contraceptivo eficaz e seguro.

“O objetivo é levar conscientização à população sobre as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, ao público jovem. O período carnavalesco é uma época de muita alegria, esperamos um bom tempo por esse momento, mas é importante se prevenir. E usar camisinha é fundamental para evitar diversas infecções e também uma gravidez indesejada”, afirma.

Durante as prévias, os foliões também poderão contar com outros serviços de saúde no equipamento como aferição de pressão arterial, aferição de temperatura, verificação de glicemia, curativos, avaliação nutricional, fisioterapia, liberação miofascial, ventosaterapia, psicologia, vacinação, teste rápido para HIV, sífilis, Covid-19 e hepatites B e C.

Estes serviços já estão sendo ofertados aos maceioenses e turistas da capital desde o dia 29 de janeiro de 2022, com a finalidade de levar assistência ao público durante o Verão Massayó.

Acesso aos serviços

Para ter acesso aos serviços de saúde, basta se dirigir até o local e apresentar um documento de identificação e cartão SUS.