Saúde
SMS alerta pais sobre prazo de aplicação da dose de reforço contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos
Iniciativa reforça continuidade do esquema vacinal com a aplicação da segunda dose nas unidades de referência, que registram baixa procura
Passados 47 dias desde a abertura da vacinação contra a Covid-19, com o uso do imunizante Pfizer, em crianças de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um novo chamamento aos pais e responsáveis, desta vez, para garantir a segunda dose (D2) do esquema vacinal definido pelo Ministério da Saúde para esta faixa etária.
Disponível em três Unidades de Referência do Município, a vacinação com o imunizante Pfizer segue com baixa adesão para a segunda dose. De acordo com a Gerência de Imunização de Maceió, foram aplicadas até o momento apenas 39 doses de D2, número muito abaixo das 809 crianças que já tomaram a primeira dose (D1).
“Os pais precisam estar atentos para assegurar a imunização completa, composta por três doses, para as crianças de 6 meses a 2 anos, pois o vírus da Covid-19 continua circulando em todo o país e afetando crianças com gravidade”, ressalta a Gerente de Imunização do Município, Eunice Amorim.
Para garantir a imunização de crianças nessa faixa etária, o Ministério da Saúde recomenda o esquema vacinal composto por três doses, sendo as duas doses iniciais administradas com um intervalo de quatro semanas (28 dias) e uma terceira dose após 56 dias (oito semanas), após a D2.
Eunice orienta os pais a verificarem, na caderneta de vacinação da criança, a data programada – assinalada com lápis – para a aplicação da D2. Ela lembra ainda que a aplicação da vacina deverá ser adiada se a criança estiver apresentando doenças agudas febris moderadas ou graves ou ainda em quadros sugestivos para Covid-19, por até quatro semanas.
Documentação necessária
Para vacinar o público de 6 meses a 2 anos é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil, além da cópia do documento de identificação do pai ou da mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.
Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.
Unidades de Saúde com vacinação para crianças de 6 meses a 2 anos de idade
II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) – segunda a sexta, das 8h às 16h30
UBS José Tenório (Serraria) - segunda a sexta, das 8h às 20h30
UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) - segunda a sexta, das 8h às 20h30
Mais lidas
-
1Projetos inovadores
Sudene e Embratur avançam com programa Destino Futuro e iniciam execução de projetos inovadores no turismo nordestino
-
2Luto!
Influenciador Carlos Filhar morre aos 47 anos e deixa carta de despedida nas redes sociais
-
31º de maio
Trabalhadores da indústria têm categoria exclusiva na Corrida Nacional do Sesi 2026
-
4Por onde anda
Ainda está vivo? Saiba como está o piloto Schumacher atualmente
-
5Litoral Sul de Alagoas
Homicídios em série na Barra de São Miguel têm ligação com disputa entre facções



