Saúde

SMS alerta pais sobre prazo de aplicação da dose de reforço contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos

Iniciativa reforça continuidade do esquema vacinal com a aplicação da segunda dose nas unidades de referência, que registram baixa procura

Por Cássia Oliveira / Ascom SMS 07/01/2023 13h51 - Atualizado em 08/01/2023 09h50
SMS alerta pais sobre prazo de aplicação da dose de reforço contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos
Imunização de crianças de 6 meses a 2 anos é composta por três doses de vacina - Foto: Ascom SMS

Passados 47 dias desde a abertura da vacinação contra a Covid-19, com o uso do imunizante Pfizer, em crianças de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um novo chamamento aos pais e responsáveis, desta vez, para garantir a segunda dose (D2) do esquema vacinal definido pelo Ministério da Saúde para esta faixa etária.

Disponível em três Unidades de Referência do Município, a vacinação com o imunizante Pfizer segue com baixa adesão para a segunda dose. De acordo com a Gerência de Imunização de Maceió, foram aplicadas até o momento apenas 39 doses de D2, número muito abaixo das 809 crianças que já tomaram a primeira dose (D1).

“Os pais precisam estar atentos para assegurar a imunização completa, composta por três doses, para as crianças de 6 meses a 2 anos, pois o vírus da Covid-19 continua circulando em todo o país e afetando crianças com gravidade”, ressalta a Gerente de Imunização do Município, Eunice Amorim.

Para garantir a imunização de crianças nessa faixa etária, o Ministério da Saúde recomenda o esquema vacinal composto por três doses, sendo as duas doses iniciais administradas com um intervalo de quatro semanas (28 dias) e uma terceira dose após 56 dias (oito semanas), após a D2.

Eunice orienta os pais a verificarem, na caderneta de vacinação da criança, a data programada – assinalada com lápis – para a aplicação da D2. Ela lembra ainda que a aplicação da vacina deverá ser adiada se a criança estiver apresentando doenças agudas febris moderadas ou graves ou ainda em quadros sugestivos para Covid-19, por até quatro semanas.

Documentação necessária

Para vacinar o público de 6 meses a 2 anos é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil, além da cópia do documento de identificação do pai ou da mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Unidades de Saúde com vacinação para crianças de 6 meses a 2 anos de idade

II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) – segunda a sexta, das 8h às 16h30

UBS José Tenório (Serraria) - segunda a sexta, das 8h às 20h30

UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) - segunda a sexta, das 8h às 20h30