Saúde

Sesi e Cordial lançam o programa Coração da Indústria

Voltada para o trabalhador, ação vai prevenir e tratar doenças cardiovasculares

Por Comunicação Sistema Fiea 24/11/2022 21h03 - Atualizado em 25/11/2022 00h04
Sesi e Cordial lançam o programa Coração da Indústria
Empresário José Carlos Lyra de Andrade e o médico Ricardo César Cavalcanti - Foto: Comunicação Sistema Fiea

“Uma parceria importante, que espero ser longeva”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, ao lançar, nesta quinta-feira, 24, o programa Coração da Indústria, durante a reunião da Diretoria da Fiea.

A ação, inédita no estado, é resultado de parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Cordial Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas. O objetivo é aumentar a oferta de procedimentos voltados ao diagnóstico precoce, prevenção e tratamento de doenças cardíacas entre os trabalhadores da Indústria.

“As doenças cardiovasculares são as que mais matam e incapacitam, gerando grave impacto na economia”, alertou o médico Ricardo César Cavalcanti, presidente da Cordial, durante o lançamento na Fiea. As doenças do coração são a principal causa de morte do Brasil, atingindo cerca de 30% da população brasileira, sendo ainda um dos maiores motivos de afastamento do trabalho.

Coração da Indústria consistirá na triagem entre os industriários (Foto: Comunicação Sistema Fiea)

A apresentação do programa foi iniciada pela diretora de Segurança e Saúde para a Indústria (SSI) do Sesi/AL, Cláudia Piatti. Ela explicou que o Coração da Indústria consistirá na triagem entre os industriários, identificando aqueles que têm doenças cardiovasculares e encaminhando para um acompanhamento específico.

Esse diagnóstico será feito por meio de visitas às empresas para aplicação de questionário, pesagem, índice de massa corporal (IMC), avaliação com médico clínico geral. Depois da avaliação, os casos que precisam de intervenção mais específica – serviço de clínica médica, cardiologia e exames complementares – serão encaminhados para as clínicas Sesi.

Os trabalhadores da Indústria que apresentarem alguma comorbidade serão encaminhados à Casa do Coração, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), onde contarão com o acompanhamento de profissionais especializados. Ao final, os empresários recebem um relatório com o perfil epidemiológico da empresa, com sugestões de melhorias na promoção da saúde do trabalhador e palestras educativas.