Saúde

Prefeitura promove capacitação para aperfeiçoar assistência aos usuários ostomizados

Fluxo de atendimento e cuidados básicos com a ostomia foram temas abordados no evento

Por Secom Maceió 23/11/2022 18h35
Prefeitura promove capacitação para aperfeiçoar assistência aos usuários ostomizados
Prefeitura promove capacitação para aperfeiçoar assistência aos usuários ostomizados - Foto: Secom Maceió

A Saúde de Maceió promoveu, nesta quarta-feira (23), uma capacitação sobre noções básicas de cuidados com a estomia, também conhecida como ostomia. O evento, que foi organizado pela Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) e pelo setor de Órtese e Prótese do CER III – PAM Salgadinho, teve como público-alvo enfermeiros que atuam nas unidades de saúde da capital.

Durante o dia, profissionais do CER III, do PAM Salgadinho, falaram aos presentes sobre temas como fluxo de assistência vigente em Maceió para o público, além de cuidados básicos específicos nos casos em que usuários utilizam bolsa de colostomia – dispositivo dispensado de forma gratuita no PAM.

A diretora da DAPD, Tereza Cristina Rocha, ressaltou a importância da capacitação para o aperfeiçoamento da assistência a usuários ostomizados no Município.

“Hoje, todos os ostomizados de Maceió recebem atendimento completo no CER III, do PAM Salgadinho, mas entendemos que, muitas vezes, eles se direcionam até as unidades de saúde - ou por não ter essa informação ou até mesmo para buscar atendimentos básicos relacionados a utilização dos dispositivos. Por isso consideramos fundamental que a enfermagem esteja capacitada para prestar o atendimento ao público”, esclareceu a diretora.

De acordo com Natália Holanda, coordenadora do setor de Órtese e Prótese do CER III - PAM Salgadinho, o curso instrumentaliza os profissionais que atuam na porta de entrada da Saúde municipal para atender ao público.

“Nossa intenção com o curso foi aproximar esses profissionais do tema e capacitá-los para um primeiro atendimento desses usuários que procuram assistência nas unidades de saúde. Com isso teremos pessoas melhor assistidas e orientadas sobre o fluxo que deve percorrer para receber a assistência que lhe é de direito”, informou Natália Holanda.

O conteúdo programático da capacitação trouxe informações sobre o CER III e o setor de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho, além de aspectos técnicos sobre os tipos de estomias, uso de dispositivos e complicações decorrentes dessa utilização.

Cândida Santana é enfermeira da Unidade Básica de Saúde Jardim São Francisco, na Levada, e esteve presente na capacitação. Para ela, o evento agrega conhecimento e traz maior segurança durante o atendimento ao público na unidade.

“É fundamental que saibamos como orientar usuários que utilizam dispositivos como a bolsa de colostomia porque são pessoas que, na maioria das vezes, se encontram fragilizadas devido a esse uso e merecem que todos estejamos capacitados para poder prestar a melhor assistência e referenciar para o correto local onde será realizada a continuidade do atendimento”, ressaltou.

A capacitação contou, ainda, com esclarecimentos de dúvidas dos presentes e demonstração prática sobre utilização, higienização e tipos de bolsa de colostomia.