Saúde

Gestão recomenda volta do uso de máscara em locais fechados no âmbito da Ufal

Decisão segue resolução do próprio Consuni e Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia

Por Ascom Ufal 17/11/2022 09h54
Gestão recomenda volta do uso de máscara em locais fechados no âmbito da Ufal
Ufal - Foto: Assessoria

Sem fazer alarde, mas como precaução mesmo, a gestão Universidade Federal de Alagoas mantém a recomendação do uso de máscara em locais fechados para evitar contaminação pela covid-19. Essa decisão atende a Resolução nº 81/2022 do próprio Conselho Universitário (Consuni), aprovada em setembro deste ano, e segue Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).

A Nota Técnica do MS faz o alerta sobre o aumento do número de casos de covid-19 e circulação de novas linhagens da variante Ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1, BA.5.3.1. “Os dados epidemiológicos da covid-19 no mundo e no Brasil indicam a necessidade de contínuo monitoramento epidemiológico do SARS-CoV-2 e variantes. Até 11 de novembro de 2022, são 34.908.198 casos e 688.656 óbitos acumulados de covid-19 no Brasil”, destacou o documento.

De acordo com o reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti, essa medida é para proteger todas as pessoas que fazem parte da comunidade da Ufal e também a sociedade de uma maneira geral. “Não queremos fazer alarde, mas é necessário nos precaver para evitar contaminação. O uso de máscara é importantíssimo e precisamos nos preservar, principalmente em locais fechados e com grande fluxo de pessoas circulando”, reforçou a vice-reitora.

“Vale salientar que a Resolução do Consuni em seu artigo 4º recomenda que a comunidade universitária continue fazendo uso de máscara de proteção em locais fechados. Isso é permanente porque o uso de máscara protege todas as pessoas e evita disseminação. Não estamos livres do coronavírus e não podemos baixar a guarda. Não é obrigatório, mas é recomendável”, afirmou Tonholo.

Segundo a professora Eliane, no último dia 11, a SBI já fez um alerta para o aumento do número de casos de covid-19 no país, por conta da subvariante Ômicron BQ.1. Ontem (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também recomendou o retorno do uso de máscaras em locais fechados para evitar a expansão dessa subvariante do coronavírus.

A decisão da Sesau foi tomada durante reunião do Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 e, além do uso de máscara, também ressaltou a necessidade da conclusão do esquema vacinal contra a doença. O Ministério da Saúde já confirmou, na terça-feira (15), o primeiro caso da nova subvariante em Alagoas, por isso, é importante a precaução: usar máscara, intensificar higienização das mãos, seja com água e sabão ou com álcool 70%, e evitar aglomerações.

Confira aqui a íntegra da Resolução do Consuni.

Em anexo, Nota Técnica da SBI e do MS

Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia
Nota Técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde