Saúde

Alagoas registra 80 novos casos de Covid-19 e nenhuma morte nas últimas 24h

Até o momento o estado confirma 321.890 e 7.134 mortes pelo coronavírus

Por Tribuna Hoje 15/11/2022 20h34 - Atualizado em 15/11/2022 20h47
Alagoas registra 80 novos casos de Covid-19 e nenhuma morte nas últimas 24h
Uso de máscaras contra Covid-19 - Foto: Edilson Omena/ArquivoTH

O boletim epidemiológico  da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contabilizou mais 80 novos casos de Covid-19 em solo alagoano nesta terça-feira (15). Nessas últimas 24 horas, não foram registrados óbitos devido ao vírus.

Com isso, a média móvel de casos está em alta e a média de mortes continua estável. Desde de quando foram contabilizados caso no estado, em 2020, 321.890 casos foram conformados em Alagoas

O estado contabiliza 7.134 mortes por Covid até o momento. Além disso, 314.243 pessoas que receberam diagnóstico da doença estão recuperadas.

O mais recente boletim epidemiológico também mostra que o estado tem 568 casos em investigação.

Alagoas confirmou hoje (15), um caso da nova subvariante da ômicron da Covid, a BQ.1, que está em circulação pelo país. O homem, um idoso de 66 anos, não precisou de internação e se recupera em casa. Ele tem histórico de viagem por São Paulo, feito recentemente. 

O Governo de Alagoas por meio da Sesau, vai realizar uma reunião nesta quarta-feira (16) para avaliar o aumento dos casos de Covid e o impacto que as subvariantes como a BQ.1 podem provocar em Alagoas.

NOVA ONDA

O infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, ressalta que a população deve adotar as medidas sanitárias propagadas exaustivamente pelas autoridades de saúde pública.

“Por esta razão, é necessário evitar aglomerações, fazer a higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%, além de manter atualizado o esquema vacinal com a 1ª e 2ª doses, as duas doses de reforço e, no caso dos imunossuprimidos, a dose adicional, já disponível em Alagoas desde março deste ano”, disse.

O infectologista relembra os sintomas da doença e recomenda alguns cuidados para serem adotados. 

“Os sintomas apresentados por pacientes são parecidos com os da gripe e do resfriado comum, com o surgimento de coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre. Por isso, as pessoas que apresentarem esta sintomatologia devem fazer o teste para diagnóstico e, em caso de resultado positivo, é necessário adotar os cuidados corretos de isolamento, evitando propagar a doença”.