Saúde

Grupo Técnico da Covid-19 se reunirá na quarta-feira (16) para avaliar impacto da nova variante do coronavírus

Encontro será realizado às 10h, na sede da secretaria, no Jaraguá

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau 14/11/2022 21h37 - Atualizado em 15/11/2022 11h07
Grupo Técnico da Covid-19 se reunirá na quarta-feira (16) para avaliar impacto da nova variante do coronavírus
Técnicos do Gabinete de Combate à Covid-19 estudam medidas para minimizar os efeitos de um eventual aumento de casos da doença - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), fará uma reunião nesta próxima quarta-feira (16), para avaliar o impacto epidemiológico que as variantes do novo coronavírus podem trazer ao Estado. O encontro, que será realizado às 10h, na sede da Sesau, no Jaraguá, contará com a presença de infectologistas, técnicos em epidemiologia, integrantes da Central Estadual de Regulação de Leitos e gestores hospitalares.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) detectou o primeiro caso da variante da Ômicron BQ.1 da Covid-19 em Alagoas.

Os dados constam no relatório epidemiológico da semana 45 e registrado no dia 11 de novembro.

O relatório do MS aponta também que houve um aumento no número de casos relacionados à Covid-19 no Estado. O percentual de variação de novos casos na última semana analisada foi de 64% em Alagoas.

Durante a reunião, serão avaliados os dados dos Boletins Epidemiológicos emitidos diariamente, a sazonalidade do vírus, a cobertura vacinal dos 102 municípios alagoanos, bem como as medidas sanitárias. 

Para garantir transparência, a Sesau disponibiliza diariamente, em seu hotsite, o boletim de leitos exclusivos, além do informe epidemiológico da Covid-19, que podem ser acessados pelo https://www.saude.al.gov.br/covid-19.

Diante da possibilidade de Alagoas enfrentar uma nova onda da Covid-19, uma vez que alguns estados já registram aumento de casos da doença e o surgimento de variantes, o secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, determinou que os técnicos do Gabinete de Combate à Covid-19 adotem medidas para minimizar os efeitos de um eventual aumento de casos.

"Trabalhamos com base em dados epidemiológicos e amparados em análises técnicas. Atuamos de forma preventiva e vamos discutir quais medidas devem ser adotadas, sempre amparados na ciência, que deve nortear as decisões no âmbito da saúde pública", destacou o gestor da saúde estadual.

“O objetivo da reunião é fazer uma análise mais aprofundada do que está acontecendo em Alagoas. Tudo indica que está vindo uma nova onda, a terceira desse ano. E essa nova variante provoca um escape do sistema imunológico”, explicou o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, Renee Oliveira.

Segundo o infectologista, as recomendações sanitárias para prevenção da Covid-19 devem continuar sendo seguidas. “Nós recomendamos continuar com as medidas, principalmente, para no caso das pessoas mais suscetíveis à doença, como idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e imunossuprimidas. As pessoas devem se autoavaliar e analisar se estão em uma situação de risco. Caso estejam devem continuar mantendo o distanciamento social, usando a máscara em ambientes fechados e com muita circulação de pessoas, além de lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70%”, disse.

Dados epidemiológicos

Até esta segunda-feira (14), Alagoas confirmou 321.810 casos de Covid-19, 531 estão em investigação laboratorial, 314.243 conseguiram se recuperar da doença e 7.134 não resistiram às complicações causadas pelo novo coronavírus e evoluíram para óbito. Quanto às internações por Covid-19, dos 130 leitos disponibilizados, 12 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação hospitalar de 12%.

Tags: