Saúde

Uncisal disponibiliza 5 mil exames de mamografia até o fim do ano

Durante a campanha Outubro Rosa, o Centro de Diagnóstico e Imagem da Universidade realizou 1.450 exames

Por Assessoria 11/11/2022 10h45 - Atualizado em 11/11/2022 16h41
Uncisal disponibiliza 5 mil exames de mamografia até o fim do ano
A instituição realizou 1.450 exames de mamografia durante a campanha Outubro Rosa - Foto: Assessoria

No mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promoveu uma importante iniciativa para beneficiar mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição realizou 1.450 exames de mamografia durante a campanha Outubro Rosa.

Os exames foram realizados pelo Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) da Uncisal e beneficiaram, principalmente, mulheres com idades entre 40 e 69 anos que residem em Maceió e em municípios do interior do estado. As pacientes chegaram até a universidade por meio de convênios firmados entre prefeituras e a instituição.

De acordo com Kátia Born Ribeiro, gestora do Cedim da Uncisal, a expectativa é que a universidade realize aproximadamente 5 mil mamografias entre os meses de outubro e dezembro de 2022. A gestora ressalta a importância do autocuidado e do exame para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Vamos realizar mutirões até dezembro. Estamos convocando as prefeituras para encaminharem semanalmente as mulheres de 40 a 69 anos para o Cedim, para a realização dos exames de mamografia. A meta, nesses três meses [outubro até dezembro] é realizarmos cinco mil mamografias. Estamos preparados”, destacou Ribeiro.

OUTUBRO ROSA
- O Outubro Rosa é uma campanha realizada, anualmente, no mundo, durante o mês de outubro, e busca conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, fatores que aumentam as chances de cura e reduzem a mortalidade.