Saúde

Paulo Dantas solicita ao MS habilitação de leitos de novos hospitais e UPAs

Chefe do Executivo Estadual se reuniu, nesta quarta-feira (9), com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau 09/11/2022 18h42 - Atualizado em 09/11/2022 23h27
Paulo Dantas solicita ao MS habilitação de leitos de novos hospitais e UPAs
Em Brasília, governador Dantas solicitou que o Ministério da Saúde habilite leitos das novas UPAs e hospitais inaugurados em Alagoas - Foto: Renato Alves / GDF

Durante audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, realizada nesta quarta-feira (9), em Brasília, o governador Paulo Dantas solicitou que o Ministério da Saúde (MS) habilite os leitos das novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais inaugurados em Alagoas. A medida, quando efetivada, irá assegurar o repasse de recursos federais para a manutenção dos equipamentos de saúde entregues à população alagoana nos últimos três anos.

Acompanhado do vice-governador José Wanderley Neto, do deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior, e do secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, o governador Paulo Dantas apresentou o novo panorama da rede hospitalar e pré-hospitalar de Alagoas, que ganhou sete novos hospitais e seis novas UPAs nos últimos três anos. Os novos equipamentos têm prestado relevantes serviços à sociedade alagoana e estão sendo mantidos com recursos do Tesouro Estadual, uma vez que o financiamento federal é repassado, apenas, mediante a habilitação dos leitos por parte do MS.

Entre os equipamentos de saúde alagoanos que devem ser contemplados pelo Governo Federal está o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, onde já consta no MS a solicitação para a habilitação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do tipo II. A proposta, que está cadastrada desde o dia 6 de setembro deste ano no Sistema de Apoio à Implantação de Políticas da Saúde (SAIPS), já foi aprovada pelo órgão ministerial e aguarda publicação no Diário Oficial da União (DOU), onde serão assegurados recursos mensais da ordem de R$ 328.500.

De acordo com o governador Paulo Dantas, o Tesouro Estadual vem financiando os novos equipamentos, mas, como a saúde é tripartite, o cofinanciamento do Governo Federal é imprescindível. “Participei de uma reunião importante com o ministro Marcelo Queiroga, para cadastrar nossos hospitais e UPAs. Com isso, vamos receber suporte financeiro do Governo Federal. Vamos seguir trabalhando de forma integrada para que Alagoas tenha a melhor saúde para todos que utilizam o Sistema Único de Saúde [SUS]”, salientou.

Saúde nas Unidades Prisionais

Além da habilitação dos novos hospitais e UPAs, o governador Paulo Dantas ressaltou que também foram pleiteadas as habilitações de equipes de Atenção Primária e Psicossocial Prisional para a Penitenciária de Segurança Máxima, Colônia Agroindustrial São Leonardo, Casa de Custódia e Presídio do Agreste. Essas habilitações, especificamente, possuem valores que variam de R$ 20 mil a 30 mil cada uma, assegurando assistência em saúde aos reeducandos que cumprem suas penas no Sistema Prisional de Alagoas.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a habilitação dos leitos das novas UPAs e hospitais será fundamental para que o Governo de Alagoas possa realizar novos investimentos na rede hospitalar e pré-hospitalar de Alagoas.

“Com as habilitações feitas pelo Ministério da Saúde, o Tesouro Estadual irá dispor de mais recursos para a ampliação dos serviços já existentes, possibilitando que mais usuários sejam atendidos, com mais agilidade e de forma ainda mais humanizada”, salientou o gestor da saúde estadual, que não integrou a comitiva que esteve em Brasília, porque cumpriu outra agenda oficial no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, com o médico Fábio Jatene.

De acordo com o deputado Isnaldo Bulhões Júnior, a comitiva capitaneada pelo governador Paulo Dantas reforçou o pedido de inclusão dos novos hospitais e UPAs na lista de equipamentos de saúde habilitados para receber investimentos do Governo Federal. “Essa é uma iniciativa importante, pois mostra diálogo e foco no cuidado com os alagoanos. Assim, a tendência é que nossos equipamentos possam ser capazes de atender com mais eficiência e qualidade do que já atuam, melhorando a vida daqueles que dependem do SUS”, destacou o parlamentar.