Saúde

Sesau informa sobre funcionamento das unidades do Hemoal no feriado de Finados

Para doar sangue, voluntário deve ter no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau/AL 01/11/2022 22h04
Sesau informa sobre funcionamento das unidades do Hemoal no feriado de Finados
Nesta quarta-feira (2), feriado nacional de Finados, as duas unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió, localizadas no Trapiche e na Via Expressa, irão funcionar das 7h30 às 17h - Foto: Olival Santos / Ascom Sesau/AL

Nesta quarta-feira (2), feriado nacional de Finados, as duas unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió, localizadas no Trapiche e na Via Expressa, irão funcionar das 7h30 às 17h. Já a Unidade de Arapiraca, situada no bairro Eldorado, abre apenas para liberação de sangue e, na quinta-feira (3), retoma o atendimento aos doadores.

Os voluntários devem observar os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), uma vez que é necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos para efetuar a doação. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatória a presença dos pais para que autorizem o procedimento.

Quanto às mulheres, a doação de sangue é permitida, desde que não estejam grávidas ou amamentando. Para repetir o procedimento, ainda conforme portaria do Ministério da Saúde, deve ser respeitado um intervalo mínimo de três meses. No caso dos homens, a restrição cai para dois meses.

Segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, o voluntário deve comparecer aos postos de coleta de sangue usando máscara e um documento de identificação com foto. "É necessário, também, dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento”, orienta a médica, acrescentando que o consumo de alimentos gordurosos deve ser evitado.

Ainda de acordo com Verônica Guedes, o candidato que tenha colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação só pode doar sangue após um ano. As pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impossibilitadas de doar permanentemente.

Covid-19

Com relação ao candidato que tenha sido infectado pelo novo Coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já a pessoa que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer normalmente.

Para quem se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac. Já para quem recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de sete dias.