Saúde

Maceió terá mais uma edição da Maratona de Cirurgias nesta quarta (26)

Ação ocorre das 7h às 17h, na UPA do Jaraguá, ao lado da Superintendência da Polícia Federal

Por Assessoria 25/10/2022 18h35 - Atualizado em 25/10/2022 23h56
Maceió terá mais uma edição da Maratona de Cirurgias nesta quarta (26)
Maceió recebe nova etapa da Maratona de Cirurgias - Foto: Assessoria

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, localizada na Rua Walter Ananias, ao lado da Superintendência da Polícia Federal, será contemplada, nesta quarta-feira (26), das 7h às 17h, com ações da Maratona de Cirurgias, a sexta realizada na capital alagoana.

Esta será a XIII edição do projeto promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e que já beneficiou as cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, União dos Palmares e Arapiraca, onde foram realizadas duas edições.

Para ter acesso à Maratona de Cirurgias, que visa zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos, adiados durante a pandemia da Covid-19, é necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF, Cartão SUS, Caderneta de Vacinação e comprovante de residência, que pode ser as tarifas de água ou energia elétrica. Os procedimentos cirúrgicos agendados serão realizados na Rede Hospitalar Estadual, vinculada ou contratualizada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a Sesau, serão agendadas cirurgias de hérnia, tumores moles, vesícula, catarata, pterígio, histerectomia, mioma, períneo, prolapso uterino, pé, quadril, mão, ombro, joelho, postectomia, fimose e varicocele. Para isso, os pacientes passarão por consultas com cirurgião geral, ginecologista, urologista e oftalmologista, além de serem submetidos a exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma. No caso dos pacientes que já possuem exames que atestem o problema de saúde, é possível utilizá-los, desde que tenham validade de seis meses.

"Estamos atuando para minimizar o impacto que a pandemia da Covid-19 causou no fluxo de agendamento de cirurgias eletivas. Isso porque, durante dois anos, elas foram adiadas, devido a Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional decretada pelo Ministério da Saúde", ressaltou o secretário da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda.

MARATONA EM MACEIÓ

A primeira ação da Maratona de Cirurgias em Maceió aconteceu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), na Via Expressa; a segunda no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá; a terceira no Hospital da Criança, no Jacintinho; a quarta no Papódromo, no Vergel do Lago, e a quinta ao lado da Estação Ferroviária, em Fernão Velho.