Saúde

Hemoal mantém horário especial para doações de sangue no sábado (22) e na segunda-feira (24)

Voluntários poderão fazer a doação normalmente e o fornecimento não será comprometido

Por Agência Alagoas 21/10/2022 18h21 - Atualizado em 21/10/2022 23h51
Hemoal mantém horário especial para doações de sangue no sábado (22) e na segunda-feira (24)
Doadores devem ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL

Para continuar mantendo o estoque de sangue em níveis seguros e evitar o comprometimento do fornecimento aos hospitais e maternidades, as unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) de Maceió e de Arapiraca funcionarão em horário especial neste sábado (22) e na próxima segunda-feira (24), em razão da antecipação do feriado do servidor público, comemorado em 28 de outubro. Apesar das mudanças pontuais no horário de atendimento, os voluntários poderão fazer a doação normalmente nestes dois dias.

Em Maceió, o posto de coleta ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche, não funcionará no sábado (22), uma vez que o prédio passará por um processo de pintura da estrutura física. Mas o posto ao lado do Hospital Metropolitano, na Via Expressa, vai atender os doadores das 7h30 às 17h. Na segunda-feira (24), as duas unidades funcionarão das 7h30 às 17h.

Em Arapiraca, o posto de coleta do Eldorado, que fica próximo à Escola Alternativa, funcionará no sábado (22) e na segunda-feira (24) em horário especial: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Ainda no sábado, a unidade móvel fará coleta externa na Igreja Cristo Redentor, no bairro Eldorado, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Voluntários

Segundo o Ministério da Saúde (MS), no ato da doação de sangue o voluntário deve apresentar boas condições de saúde, ter, no mínimo, 16 anos, peso igual ou superior a 50Kg e apresentar um documento de identificação com foto. O uso de máscara também é uma das recomendações ao comparecer aos postos de coleta.

Quem contraiu a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos ficará impedido de doar sangue. Os candidatos que colocaram piercing ou tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos de doar por um período de um ano após o procedimento.

Quanto ao doador habitual, o homem pode repetir a doação após dois meses e, no caso da mulher, em um intervalo de três meses. Para quem se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac, o que também se aplica à vacina contra a Influenza. Se o doador recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de sete dias.

Covid-19

No caso de contaminação pelo novo coronavírus, há o impedimento de doar pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Caso tenha mantido contato com uma pessoa infectada, mas não apresentou sintomas da doença nos sete dias subsequentes, a doação está liberada.