Saúde
Outubro Rosa: Sesc disponibiliza serviços gratuitos de saúde nesta quarta (19)
Ação contará com agendamento de exames gratuitos de mamografia e citologia; ao todo, são ofertadas 1.050 vagas
Em alusão à Campanha Outubro Rosa, o Sesc Alagoas vai realizar, nesta quarta-feira (19), na unidade Poço, uma programação voltada aos cuidados com a saúde da mulher. O evento, que será iniciado às 17h e é aberto ao público, contará com agendamento de exames gratuitos de mamografia e citologia, aula de ginástica, verificação de pressão e glicemia, orientação nutricional e atividades educativas para prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
A ação tem por objetivo contribuir para a detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, além de chamar a atenção para a importância dos cuidados preventivos contra essas doenças. Ao todo, são ofertadas 1.050 vagas para a realização de exames, sendo 800 para mamografias e 350 para citologia. Os exames serão realizados por meio da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que está instalada na unidade Poço, durante os meses de novembro e dezembro.
Para realizar o agendamento, é necessário comparecer ao evento, no horário previsto, com as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS em mãos. Para quem não está nas faixas de idade entre 25 e 64 anos (citologia) e de 50 a 69 anos (mamografia), além da documentação, é necessário apresentar também a solicitação médica. Os prazos para as entregas dos resultados são de 15 dias úteis. O laudo da mamografia é impresso, mas as imagens são entregues em DVD, com resultados emitidos pelo Hospital do Câncer de Barretos, que é referência no tratamento da doença.
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa foi criado em 1990, ano em que o símbolo de prevenção ao câncer, o laço cor de rosa, foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). A campanha promove mundialmente o compartilhamento de informações relacionadas ao câncer de mama, com o intuito de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença, por meio da prevenção e do diagnóstico precoce.
Mais lidas
-
1Velho Chico
Roteiro para aproveitar as cidades alagoanas ao longo do Rio São Francisco
-
2Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
3Eleições 2024
TRE/AL decide que Jairzinho Lira não pode ser candidato à Prefeitura de Lagoa da Canoa
-
4AL-220
Condutor perde controle de carro e morre após colisão contra árvore em Batalha
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?