Saúde

Em Maceió, Maratona de Cirurgias começa a atender moradores do Vergel do Lago

Ação acontece até esta sexta-feira (14), no Papódromo

Por Assessoria 13/10/2022 22h14 - Atualizado em 13/10/2022 23h10
Em Maceió, Maratona de Cirurgias começa a atender moradores do Vergel do Lago
Maratona de Cirurgias atende pacientes até esta sexta-feira (14) no Papódromo - Foto: Assessoria

Os moradores do bairro do Vergel do Lago, que estavam na fila de espera para agendamento de procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começaram nesta quinta-feira (13) a ser contemplados pela Maratona de Cirurgias. Até esta sexta-feira (14), eles poderão ser atendidos para marcação da intervenção médica que necessitam. A ação, que está sendo desenvolvida no Papódromo, encontra-se em sua XI edição.

A meta é fazer com que nenhum paciente fique aguardando na fila de espera para agendar os procedimentos cirúrgicos que ficaram represados durante a pandemia da Covid-19. Durante esse mutirão são realizados agendamentos para cirurgias gerais, oftalmológicas, histerectomias, retiradas de miomas, períneo e prolapso uterino. Também é possível agendar cirurgias urológicas e ortopédicas de pé, quadril, mão, ombro e joelho.

Em razão da grande demanda reprimida de cirurgias eletivas em Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo mais uma edição da Maratona de Cirurgias na capital alagoana. "O propósito é assegurar, com eficiência e agilidade, o acesso às cirurgias eletivas a todas as pessoas que não tiveram condição de realizá-las durante o ápice da pandemia da Covid-19", salientou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, disse que

Em Maceió, além de consultas com cirurgião geral, os usuários também serão atendidos por ginecologista, urologista e oftalmologista, e poderão realizar exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma. Depois de passarem pelas consultas e realizarem os exames, os usuários terão os procedimentos cirúrgicos agendados e realizados nos hospitais da rede hospitalar estadual.

Nos dias 10 e 11 deste mês, a Maratona de Cirurgias esteve em Arapiraca, quando foram agendados 405 procedimentos cirúrgicos, sendo 169 no primeiro dia e 236 no segundo. A ação foi realizada no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, no bairro Itapuã.

O mutirão em Arapiraca contemplou moradores dos 17 municípios que integram a VII Região de Saúde, localizados no Agreste alagoano: Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens e Jaramataia. Também foram beneficiados os municípios de Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.