Saúde
Em Maceió, Maratona de Cirurgias começa a atender moradores do Vergel do Lago
Ação acontece até esta sexta-feira (14), no Papódromo
Os moradores do bairro do Vergel do Lago, que estavam na fila de espera para agendamento de procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começaram nesta quinta-feira (13) a ser contemplados pela Maratona de Cirurgias. Até esta sexta-feira (14), eles poderão ser atendidos para marcação da intervenção médica que necessitam. A ação, que está sendo desenvolvida no Papódromo, encontra-se em sua XI edição.
A meta é fazer com que nenhum paciente fique aguardando na fila de espera para agendar os procedimentos cirúrgicos que ficaram represados durante a pandemia da Covid-19. Durante esse mutirão são realizados agendamentos para cirurgias gerais, oftalmológicas, histerectomias, retiradas de miomas, períneo e prolapso uterino. Também é possível agendar cirurgias urológicas e ortopédicas de pé, quadril, mão, ombro e joelho.
Em razão da grande demanda reprimida de cirurgias eletivas em Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo mais uma edição da Maratona de Cirurgias na capital alagoana. "O propósito é assegurar, com eficiência e agilidade, o acesso às cirurgias eletivas a todas as pessoas que não tiveram condição de realizá-las durante o ápice da pandemia da Covid-19", salientou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, disse que
Em Maceió, além de consultas com cirurgião geral, os usuários também serão atendidos por ginecologista, urologista e oftalmologista, e poderão realizar exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma. Depois de passarem pelas consultas e realizarem os exames, os usuários terão os procedimentos cirúrgicos agendados e realizados nos hospitais da rede hospitalar estadual.
Nos dias 10 e 11 deste mês, a Maratona de Cirurgias esteve em Arapiraca, quando foram agendados 405 procedimentos cirúrgicos, sendo 169 no primeiro dia e 236 no segundo. A ação foi realizada no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, no bairro Itapuã.
O mutirão em Arapiraca contemplou moradores dos 17 municípios que integram a VII Região de Saúde, localizados no Agreste alagoano: Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens e Jaramataia. Também foram beneficiados os municípios de Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas