Saúde

José Wanderley parabeniza cirurgiões por primeira ponte de safena em hospital público

José Wanderley luta há cerca de 40 anos por uma instituição vinculada diretamente ao SUS que atenda pacientes cardíacos em Alagoas e invista na formação de profissionais da área

Por Assessoria 24/09/2022 01h00
José Wanderley parabeniza cirurgiões por primeira ponte  de safena em hospital público
José Wanderley luta há cerca de 40 anos por uma instituição vinculada diretamente ao SUS que atenda pacientes cardíacos em Alagoas e invista na formação de profissionais da área - Foto: Reprodução

O cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto parabenizou a equipe do Hospital do Coração Professor Adib Jatene pela realização da primeira cirurgia de ponte safena em um hospital público alagoano. “É a primeira de muitas outras que serão feitas no hospital”, previu ele.

José Wanderley luta há cerca de 40 anos por uma instituição vinculada diretamente ao SUS que atenda pacientes cardíacos em Alagoas e invista na formação de profissionais da área. Ao longo das décadas ele vinha tentando convencer gestores públicos e privados da necessidade de construção de um hospital dessa envergadura.

Ele finalmente encontrou apoio no então governador Renan Filho, que se sensibilizou pela dificuldade de acesso de pacientes cardíacos a tratamento em hospitais privados e filantrópicos, que na prática não priorizam o SUS. Daí abraçou a causa de José Wanderley e iniciou a construção do Hospital do Coração Professor Adib Jatene, que foi concluída pelo governador Paulo Dantas.

A cirurgia

A equipe liderada pelo cirurgião cardiovascular Kleberth Tenório, com assistência dos também cirurgiões Victor Castro e Peter Conde, entrou para a história da cardiologia alagoana como a primeira a fazer a cirurgia de ponte de safena em um hospital público alagoano – e a primeira a “inaugurar” as cirurgias de maior porte do hospital.

O paciente foi o aposentado Manoel dos Santos, de 67 anos de idade, portador de um ateroma (placa de gordura solidificada que obstrui a passagem do sangue nas artérias coronarianas). A cirurgia transcorreu na normalidade e ele se recupera bem.

- As artérias coronárias estavam obstruídas por placas de gordura, que se depositaram, ao longo do tempo, e por isso a cirurgia de revascularização do miocárdio foi necessária, acontecendo neste dia histórico para a saúde pública de Alagoas, para a medicina do Estado e, principalmente, para o Hospital do Coração Alagoano que, em menos de 15 dias de inaugurado, já promove uma revolução na medicina cardiovascular ao realizar um procedimento de alta complexidade – disse Kleberth Tenório.

Dia Histórico

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o 16 de setembro de 2022 foi um dia histórico para Alagoas. E por dois motivos: por ser a data em que se comemorou os 205 anos da Emancipação Política do Estado e, principalmente, porque o hospital público estadual, recém-inaugurado, realizou um procedimento altamente complexo.

“É muito gratificante ver que a sociedade alagoana está tendo seus anseios atendidos, principalmente a mais carente, que depende dos serviços públicos de saúde. É motivo de muito orgulho poder entregar um hospital e, em menos de 15 dias, vê-lo realizar uma cirurgia de ponte de safena, a primeira em uma unidade mantida e gerenciada pelo Estado”, destacou.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, também celebrou o sucesso do procedimento na mais nova unidade hospitalar do Estado. Isso porque, desde que abriu suas portas, os primeiros procedimentos realizados foram a troca de marca-passos cardíacos em dois idosos que residiam nos municípios de Jacaré dos Homens e União dos Palmares.

“Hoje podemos dizer que o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene é um sonho realizado e altamente resolutivo. Uma unidade capaz de realizar procedimentos de alta complexidade com agilidade e eficiência, mas, também, com foco na assistência humanizada. Nosso hospital conta com infraestrutura ampla, moderna e altamente tecnológica, além de uma equipe técnica extremamente capacitada, que tem como filosofia eliminar a dor da desassistência”, frisou Otoni Veríssimo.

A Unidade

Inaugurado no último dia 2 de setembro, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulta e quatro de enfermaria pediátrica. Possui ainda 10 leitos de recuperação pós-anestésica; quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia; 10 de unidade de terapia intensiva (UTI) adulta e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente a pacientes cardiopatas.

Além de leitos para internação, o hospital conta com um serviço ambulatorial especializado em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos.

O novo hospital também é dotado de infraestrutura para assegurar aos usuários do SUS exames de eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiografia transtorácica e ecocardiografia transesofágica, e é especializado no monitoramento pelo sistema Holter 24 horas e Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA).