Saúde

Criança de cinco anos está entre os casos suspeitos de varíola dos macacos em AL

Ela é do sexo feminino e mora em Arapiraca; e está sendo monitorada pelo Cievs na cidade

Por Tribuna Hoje com agências 17/08/2022 15h21
Criança de cinco anos está entre os casos suspeitos de varíola dos macacos em AL
Alagoas confirmou primeiro caso nesta quarta-feira (17) - Foto: Dado Ruvic / Reuters

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca informou nessa terça-feira (16), que dos três casos suspeitos de varíola dos macacos na cidade, um é de uma criança de apenas cinco anos de idade.

De acordo com a Prefeitura de Arapiraca, a criança do sexo feminino segue em isolamento domiciliar, e está sendo monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs).

“As amostras das lesões foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN/AL). Seguimos aguardando os resultados. A Secretaria de Saúde de Arapiraca segue monitorando os três casos suspeitos e seus contatos”, disse o coordenador do Cievs Arapiraca, enfermeiro Evandro Melo.

A criança é mora no bairro Planalto e apresentou dor na garganta, febre de início súbito e lesões cutâneas no corpo, mas sem sinais de gravidade.

Hoje (17), o estado confirmou via Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. O caso é de homem de 24 anos, que reside na cidade de Murici, com histórico de viagem para fora do Estado. O jovem disse que teria viajado para a Bahia, no dia 23 de julho deste ano, e por lá teve contato com público estrangeiro durante atividade de lazer, tendo retornado para Alagoas, no dia 27 de julho.

Em Alagoas, até o momento, foram notificados 46 casos suspeitos da doença, no entanto 13 foram descartados, um confirmado e 32 estão sob investigação laboratorial. Dos 102 municípios alagoanos, pelo menos 19 já notificaram casos suspeitos, sendo Maceió o município com o maior número de notificações. Outro caso também foi confirmados, mas trata-se de um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES).