Saúde

Alagoas notifica 41 casos suspeitos de varíola dos macacos

Dentre os casos, sete já foram descartados após exames laboratoriais

Por Tribuna Hoje 15/08/2022 18h39 - Atualizado em 16/08/2022 04h03
Alagoas notifica 41 casos suspeitos de varíola dos macacos
Varíola dos Macacos - Foto: Reprodução

A Secretaria do Estado da Saúde informou que até a segunda-feira (15), Alagoas notificou 41 casos suspeitos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, sendo dezesseis do sexo feminino e onze do sexo masculino. Dentre os casos, sete já foram descartados após exames laboratoriais, sendo um de Flexeiras, um de Messias, dois de Maceió, um da Barra de São Miguel e dois de Rio Largo.

Os outros trinta e quatro, sendo um em Arapiraca, dois em Batalha, um em Branquinha, um em Chã Preta, um em Coruripe, três em Inhapi, dezesseis em Maceió, um em Murici, um em Ouro Branco, um em Olho d’Agua do Casado, um em Pariconha, um em Penedo, um em Piaçabuçu, um em Rio Largo e um em Santana do Ipanema, permanecem em investigação.

A Sesau aguarda os resultados dos exames de diagnóstico para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Para isso, o material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS)

Os pacientes classificados como casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas, eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.

Por fim, a Secretaria também destacou o fato de um caso importado, do jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), que foi testado quando se encontrava em viagem a Alagoas e apresentou resultado positivo para a Monkeypox, conforme resultado apresentado pela Fiocruz. Entretanto, ele já retornou para o Estado de origem e o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de Alagoas já comunicou o caso às autoridades sanitárias do ES.