Saúde

Nutricionista dá dicas de alimentação para fortalecer a imunidade durante o inverno

Renata Mello é alagoana, mora na Argentina e faz atendimentos on-line

Por Rívison Batista 12/08/2022 19h30 - Atualizado em 12/08/2022 19h47
Nutricionista dá dicas de alimentação para fortalecer a imunidade durante o inverno
A nutricionista Renata Mello (CRN-AL 3237). Ela realiza atendimentos on-line e seu trabalho pode ser acompanhado no seu Instagram: @renata_rmello - Foto: Arquivo pessoal

O inverno é a estação do tempo frio. A temperatura, independente de ser baixa ou alta, tem o poder de influir no modo de vida das pessoas e até mesmo em uma parte fundamental no cotidiano de todos: a alimentação. A nutricionista Renata Mello é alagoana e mora na Argentina, um país onde o frio, muitas vezes, predomina. Renata faz atendimento on-line e aqui ela vai dar algumas dicas sobre como deve ser uma alimentação saudável durante o inverno e o clima frio que ele traz.

Renata ressalta que, devido à queda de temperatura (e às constantes chuvas, como acontece em Alagoas, por exemplo), as pessoas costumam permanecer muito tempo em ambientes fechados, o que pode aumentar a disseminação de agentes patogênicos. “Manter o sistema imunológico em alta é uma estratégia eficaz que evita as formas graves de algumas doenças, assim como possibilita atravessarmos esta estação com saúde e disposição”, afirma a nutricionista.

Ela salienta que manter bons hábitos alimentares, cuidando da microbiota intestinal, é o grande aliado para o fortalecimento da imunidade. Confira as dicas da nutricionista:

Alimentos que fortalecem a imunidade:


- Frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas C e A, como morango, cenoura, abóbora, mamão, brócolis, laranja, acerola, abacaxi, goiaba, kiwi e açaí.

- Use gengibre. Assim como o alho, o gengibre é usado, há muito tempo, para melhorar sintomas de gripes e resfriados. O alimento contém gingerol, substância que regula o sistema imunológico do organismo, aumentando a imunidade.


- Use cúrcuma. Ela é efetiva para combater as inflamações causadas por vírus no trato respiratório.

- A castanha-do-Pará é a melhor fonte de selênio, um mineral que, facilmente, temos deficiência e é indispensável para a imunidade por fazer parte do sistema de destoxificação do organismo.

- O abacate é rico em vitamina E, um antioxidante poderoso, mono e poli-insaturadas, que são anti-inflamatórias.

- Vitaminas do complexo B: folhas verdes escuras, cereais integrais, leguminosas, salmão, fígado e vísceras, ovos carnes e frutos do mar.


- Proteínas: alimentos de origem animal (carnes vermelha e branca) e leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico).

- Zinco: ostras, nozes, amêndoas, castanhas e semente de abóbora.

Hidratação

A nutricionista afirma que a hidratação é essencial para fortalecer as defesas do corpo, porque inúmeras funções metabólicas dependem da quantidade de líquidos presentes no organismo. “Então, para que todos os processos fisiológicos do nosso corpo estejam funcionando na sua maior eficácia, é preciso manter o corpo hidratado”, diz Renata, que ensina uma conta simples que pode guiar muita gente para uma hidratação eficaz diária: peso x 35 ml. Por exemplo: 65 quilos x 35 ml = 2,3 litros de água por dia.

Considerações importantes

A nutricionista Renata Mello destaca outros pontos importantes para manter a imunidade sempre em alta. A profissional diz que é preciso ter atenção constante com saúde intestinal. “Para garantir uma imunidade forte é importante ter o intestino saudável. Quem determina isso é a qualidade das bactérias da microbiota intestinal”, pondera.

Ter uma boa qualidade de sono e cuidar da saúde mental também é importante. “Cada vez mais estudos surgem apontando a relação entre saúde mental, emocional e física. O estresse baixa a imunidade e ajuda a desenvolver várias doenças”, afirma. Além de tudo isso, Renata destaca também a importância de se expor à luz solar diariamente e de fazer exercícios com frequência. “Ficou claro que, quando falamos em saúde intestinal, nossa alimentação ganha destaque. Procure um profissional qualificado que possa te direcionar efetivamente a uma melhor qualidade de vida”, finaliza.