Saúde

Taquarana e Coruripe recebem Hemoal para coletas sangue nesta terça-feira (21)

Por Assessoria 21/06/2022 10h08 - Atualizado em 21/06/2022 16h53
Taquarana e Coruripe recebem Hemoal para coletas sangue nesta terça-feira (21)
Mulheres podem doar sangue desde que não estejam grávidas ou amamentando - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL

Mais dois municípios alagoanos recebem, nesta terça-feira (21), equipes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coletas externas de sangue. Em Taquarana, no Agreste, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Central; já em Coruripe, no Litoral Sul, os técnicos captam doações na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, das 9h às 16h.

O intuito das coletas externas é facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue, conforme destaca o assistente social do Hemoal, Danilo Lima. “Além de captarmos doações de sangue nas Unidades Arapiraca e Maceió, percorremos os municípios alagoanos para facilitarmos o gesto da doação voluntária, já que muitas pessoas não dispõem de condições para se deslocarem até nossos postos de coleta”, salientou.

O assistente social destaca, ainda, que entre os critérios para se candidatar à doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, o voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, portar um documento de identificação oficial e original com foto e ter peso igual ou superior a 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

“O impedimento para doar sangue ocorre no caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Com relação às mulheres, a doação é vetada se estiverem grávidas ou amamentando. Também recomendamos comparecer ao posto de doação usando máscara e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e colocado um piercing, o procedimento é vetado por 12 meses”, explicou Danilo Lima.

Novo Coronavírus – No caso dos voluntários que tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, podem se candidatar à doação de sangue normalmente. Quanto àqueles que tenham se infectado com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação.

Os candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados contra a Covid-19 e Influenza, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, bem como, no caso do imunizante contra a gripe. Mas, se as vacinas foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.