Saúde

Teste do pezinho: conheça a importância e os serviços ofertados em Maceió

Exame é disponibilizado em 62 unidades de saúde e também em seis maternidades contratualizadas pelo SUS no município

Por Ascom SMS 05/06/2022 16h43
Teste do pezinho: conheça a importância e os serviços ofertados em Maceió
Por meio da triagem, é possível rastrear seis tipos de doenças, que na maioria dos casos, não apresentam nenhum sintoma ao nascimento - Foto: Reprodução

Seis de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A triagem neonatal, ou Teste do Pezinho, é um exame de sangue colhido no calcanhar do recém-nascido, que é realizado entre o 3º e o 5º dia de vida da criança para detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento do bebê. Em Maceió, o teste é disponibilizado em 62 unidades de saúde e também em seis maternidades contratualizadas pelo SUS no município. Só no último mês, a coleta para o exame foi feita em 1.208 bebês maceioenses.

Por meio da triagem, é possível rastrear seis tipos de doenças, que na maioria dos casos, não apresentam nenhum sintoma ao nascimento. São elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo, hemoglobinopatia, fibrose cística, hiperplasia adrenal e biotinidade. Enfermidades que, quando não identificadas precocemente, podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.

A coordenadora do Programa Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marglene Oliveira, ressalta a importância da realização do exame para garantir a saúde da criança. “É de fundamental importância que todos façam a triagem neonatal em seus filhos porque as doenças identificadas pelo exame podem causar sérios prejuízos ao desenvolvimento da criança pelo resto de sua vida”, alerta.

A coordenadora também explica sobre a necessidade de realizar o exame dentro do período estipulado pelo Ministério da Saúde para garantir maior confiabilidade do resultado.

“O exame deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido porque esse é o período com maior probabilidade de se detectar as doenças. Para a escolha do período, o Ministério da Saúde também levou em consideração a rapidez com a qual algumas doenças podem apresentar sintomas na criança, quando não tratadas a tempo”, esclareceu.

Teste do pezinho no município


Maceió oferta o Teste do Pezinho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h - em 62 unidades de saúde - e todos os dias em seis maternidades contratualizadas pelo SUS no município. Para realizar o exame, é necessário que a criança esteja dentro da idade preconizada pelo Ministério da Saúde, apresente documentação pessoal e cartão SUS.

Análise das coletas


Após a coleta, realizada em unidades e maternidades conveniadas com o município, o material é encaminhado para o laboratório conveniado com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, que é o órgão responsável pela análise das coletas e posterior encaminhamento dos resultados.