Saúde

Covid-19: Alagoas está entre os estados que mantém tendência de aumento de casos

Por Assessoria 01/06/2022 12h20
Covid-19: Alagoas está entre os estados que mantém tendência de aumento de casos
Covid-19 - Foto: Imagem ilustrativa

O novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (1º/6), mostra que a Covid-19 já responde por 59,6% dos casos de SRAG com identificação viral nas últimas quatro semanas, mantendo tendência de aumento. Alagoas está entre entre os estados que mantém tendência de aumento de casos. 

Assim, pela terceira Semana Epidemiológica (SE) consecutiva, as ocorrências de Covid-19 se mantêm predominantes entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios. 

No Boletim da última SE, a Covid-19 representava 48% dos casos positivos. Entre os casos de SRAG que evoluíram para óbito, 91,1% dos que tinham identificação viral testaram positivo para Covid-19.

A análise, que tem com base os dados inseridos no Sivep-Gripe até 30 de maio, é referente à SE 21, período de 22 a 28 de maio. A curva nacional continua com indícios de crescimento nas tendências de longo (últimas 6 semanas) e curto prazos (últimas 3 semanas). A estimativa é de 7,2 [6,4 – 8,2] mil casos na semana 21.

O Boletim aponta também a manutenção - em crianças de 0 a 4 anos - do predomínio do vírus sincicial respiratório (VSR), seguido dos casos de Sars-CoV-2 (Covid-19), rinovírus e metapneumovírus. Os casos associados à Covid-19 nas últimas quatro semanas ultrapassaram os registros associados ao rinovírus, uma alteração decorrente do aumento de casos de Covid-19 na população em geral. Nas demais faixas etárias, o Sars-CoV-2 mantém o predomínio dos casos com identificação laboratorial.

"Os dados laboratoriais e por faixa etária mantém o alerta de que o cenário de crescimento atual é decorrente de aumento nos casos de Covid-19. No Rio Grande do Sul, em particular, tem se observado aumento também nos casos positivos para Influenza em diversas faixas etárias", destaca o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 4,0% influenza A, 0,4% influenza B, 25,1% vírus sincicial respiratório e 59,6% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,6% influenza A, 0.0% influenza B, 4,1% vírus sincicial respiratório, e 91,1% Sars-CoV-2 (Covid-19).

Unidades federativas

Segundo a atualização, 20 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, GO, MG, MS, PA, PB, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC e SP.

Capitais

Entre as capitais, 19 das 27 apresentam crescimento na tendência de longo prazo. São elas Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), plano piloto e arredores em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN) Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Macrorregiões

Em relação às macrorregiões de saúde, 22 estão em nível pré-epidêmico, 13 em nível epidêmico, 65 em nível alto, 18 em nível muito alto e nenhuma macrorregião de saúde em nível extremamente alto.

Casos de SRAG

Em nível nacional, o cenário atual aponta que os casos notificados de SRAG, independentemente de presença de febre, encontram-se com sinal forte de crescimento nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas. Apenas 8 unidades da Federação apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de SRAG considerado muito alto, somando um total de apenas 18 das 118 macrorregiões de saúde do país.



No ano epidemiológico 2022 já foram notificados 147.683 casos de SRAG, sendo 72.197 (48,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 53.782 (36,4%) negativos, e ao menos 13.916 (9,4%) aguardando resultado laboratorial. Dados de positividade para semanas recentes estão sujeitos a grandes alterações em atualizações seguintes por conta do fluxo de notificação de casos e inserção do resultado laboratorial associado. Dentre os casos positivos do ano corrente, 5,2% são influenza A, 0,1% influenza B, 8,8% vírus sincicial respiratório (VSR) e 83,2% Sars-CoV-2 (Covid-19).