Saúde

Hospital Vida faz primeiro implante no Norte-Nordeste do menor marca-passo do mundo

Procedimento minimamente invasivo determina uma nova era na cardiologia, pois o Micra, dispositivo da Medtronic, não tem eletrodos como os dispositivos convencionais

Por Assessoria 25/05/2022 17h51
Hospital Vida faz primeiro implante no Norte-Nordeste do menor marca-passo do mundo
Nesta semana, os cardiologistas e eletrofisiologistas Dr. Carlos Duarte, da BP, de São Paulo, e Dr. Edvaldo Xavier, médico responsável pelo serviço de Arritmia e Estimulação Cardíaca da Santa Casa de - Foto: Assessoria

O envelhecimento e outras doenças podem alterar os batimanentos cardíacos, sendo que qualquer diminuição ou irregularidade neste ritmo pode colocar a vida de uma pessoa em risco. Chamada de bradicardia, essa condição sobrecarrega o coração, fazendo com que ele perca a capacidade de bombear o sangue rico em oxigênio necessário para o bom funcionamento do organismo.

Como vem associada à tontura, desmaios, falta de ar e energia, a bradicardia debilita o paciente e lhe tira qualidade de vida. Alguns casos podem ser tratados com medicação, mas outros requerem a necessidade de uso de um marca-passo, dispostivo implantado por baixo da pele que envia sinais elétricos ao coração, estabilizando assim a frequência cadíaca.

Nesta semana, os cardiologistas e eletrofisiologistas Dr. Carlos Duarte, da BP, de São Paulo, e Dr. Edvaldo Xavier, médico responsável pelo serviço de Arritmia e Estimulação Cardíaca da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, realizaram o primeiro implante do Micra, no Norte-Nordeste. O procedimento aconteceu no Hospital Vida, em Maceió, Alagoas. O beneficiado foi um paciente de 50 anos, portador de uma cardiomiopatia hipertrófica, uma doença grave que leva ao aumento da espessura do músculo cardíaco.

Como já teve outras complicações cardíacas, como a endocardite (inflamação da membrana que reveste o coração), e por já usar um desfibrilador, aparelho que promove choques elétricos em caso de parada cardiorrespiratória, o Micra foi a solução encontrada pela equipe médica.

“Pela sensibilidade do quadro e após análise, optamos pelo implante do Micra, dispositivo para estimulação que dispensa o uso de eletrodos e reduz a chance do desenvolvimento de uma nova endocardite”, eslareceu o Dr. Edvaldo, uma referência na área e pioneiro em várias procedimentos cardíacos de alta complexidade.

Segundo o Dr. Edvaldo, o implante do Micra foi considerado um sucesso pela equipe médica. O paciente está bem, vai ser monitorado na unidade de terapia intensiva e deverá receber alta em breve.

Trata-se do primeiro implante do Micra no Norte-Nordeste, e o quarto procedimento no país. “Ficamos honrados em realizar um procedimento cirúrgico dessa importância no Hospital Vida. A cirurgia de hoje soma-se a outras realizadas nesse momento de retomada de procedimentos cardiovasculares no Hospital. Continuamos investindo e estamos de portas abertas para receber os especialistas”, afirma o Diretor Técnico do Hospital Vida, Dr. Miguel Arcanjo Barbosa.

Assessoria



Sobre o Micra


Pioneira no desenvolvimento de marca-passo, a Medtronic também é responsável pelo lançamento do primeiro dispositivo sem eletrodos do mercado mundial. Ou seja, o Micra não tem os condutores que levam o impulso elétrico. O tamanho do dispositivo impressiona. São apenas 20mm de comprimento, similar a uma cápsula de vitamina, e é o menor do mundo, pesando menos de 2g.

O design minúsculo permite que o implante seja minimamente invasivo. Os marca-passos tradicionais deixam uma elevação visível na pele na região acima do coração. No caso do Micra, a discrição é preservada, dando liberdade aos pacientes que não ficam com traumas estéticos e possam praticar exercícios físicos.

O dispositivo é implementado por meio de um acesso de poucos centímetros na veia femoral, que fica na perna do paciente. Ali, os médicos inserem um cateter e o conduzem até o coração. Aberto o caminho, um novo cateter carrega o aparelho e o entrega ao local de destino.

Sobre a Medtronic


A Medtronic, uma das líderes em tecnologia para a saúde, possui 51 anos de operação no Brasil. Com sede em Mineápolis (Estados Unidos), está entre as maiores empresas de tecnologia, serviços e soluções em saúde do mundo. Tem como missão aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A Medtronic emprega mais de 90 mil pessoas que atendem médicos, hospitais e pacientes. Está presente em mais de 150 países e conta com cerca de 10 mil cientistas e engenheiros para o desenvolvimento das soluções. No Brasil, são cerca de 1000 funcionários que atuam na operação comercial, em São Paulo, e nas duas fábricas localizadas em São Sebastião do Paraíso (MG) e Ribeirão Preto (SP). Pioneira no desenvolvimento de marca-passos no Brasil, a empresa se destaca pelo investimento em inovação exclusivo para a área da saúde. As soluções da companhia revolucionaram os tratamentos voltados para a área cardiovascular, diabetes, obesidade mórbida, Parkinson, entre outros. O foco da empresa é desenvolver terapias de alta performance para ajudar a salvar e a melhorar a qualidade de vida, para o máximo possível de pessoas. Mais informações sobre a empresa: https://www.medtronic.com/br-pt/index.html

Sobre o Hospital Vida


Em 2022, o hospital completa 10 anos como referência em nefrologia, cirurgias plásticas e bucomaxilofaciais e se mantém em crescimento com a ampliação de sua estrutura e investimentos em alta tecnologia. Dentro desse contexto de expansão, o HV iniciou a retomada das cirurgias cardiovasculares, despontando com grande potencial entre as unidades hospitalares de Alagoas. Atualmente, possui 5 salas de cirurgia modernas e equipadas, hemodinâmica e uti panorâmica.