Saúde

Mulheres que doarem sangue no Hemoal até sábado (7) concorrem a excursão a vinícola em PE

Sorteio do ingresso ocorre na próxima segunda-feira (9); Excursão ocorre no dia 21 deste mês, pela Agência Partiu Excursões

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau/AL 03/05/2022 16h03 - Atualizado em 03/05/2022 16h16
Mulheres que doarem sangue no Hemoal até sábado (7) concorrem a excursão a vinícola em PE
Mulheres podem doar sangue desde que não estejam grávidas ou amamentando - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL

“Mãe Gera e Salva Vidas”. Este é o slogan da Campanha de Doação de Sangue que o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza a partir desta terça-feira (3), em homenagem ao Dia das Mães, e que vai sortear um ingresso para visitar a Vinícola Vale das Colinas, em Garanhus (PE). Para concorrer ao passeio, que será realizado no dia 21 deste mês, por meio da Agência Partiu Excursões, as mulheres devem doar sangue até o sábado (7), em um dos Postos de Coleta da capital e do interior.

Após a doação de sangue, a voluntária, que deve ter entre 16 e 69 anos de idade, vai preencher um cupom com o nome completo, bem como, o número do telefone, e depositá-lo em uma urna. O sorteio vai ocorrer no dia 9 deste mês, às 15 horas, no Posto de Coleta do Trapiche, em Maceió, e o resultado, com o nome da contemplada, será divulgado nos instagrans do Hemoal (@hemoalagoas) e da Agência Partiu Excursões (@PartiuExcursões).

Segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, a iniciativa tem como objetivo homenagear as doadoras, estimular a doação feminina e contribuir para manter estabilizado o estoque de sangue. “A mulher tem o dom de gerar e salvar vidas, por meio da doação voluntária de sangue. Por isso, nesta primeira semana de maio, que antecede o Dia das Mães, estaremos homenageando nossas doadoras e estimulando para que, cada vez mais, as mulheres se candidatem à doação voluntária de sangue”, ressaltou.

A Excursão

Conforme a Agência de Turismo Partiu Excursões, a viagem até a Vinícola Vale das Colinas, em Garanhus (PE), irá ocorrer no dia 21 deste mês, com saída de Maceió às 5 horas da manhã e retorno às 19h20, com previsão de chegada às 22h20 à capital alagoana. Para embarcar na excursão, a ganhadora do ingresso sorteado deve apresentar o Cartão de Vacinação contra a Covid-19, original ou cópia autenticada, comprovando que está com sua vacina em dia, de acordo com o cronograma da cidade de origem.

A excursão dará direito a transporte executivo de turismo, certificado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com ar condicionado, sistema de som, poltronas reclináveis e seguro de responsabilidade civil. A doadora contemplada terá uma pulseira de identificação e, além visitar a Vinícola Vale das Colinas, terá direito a conhecer outros pontos turísticos de Garanhuns, como o Relógio de Flores, a Mercearia Rui Barbosa, onde irá ocorrer o almoço e o jantar (custo das refeições não incluso), visita à sede do Chocolate Sete Colinas, além de ter disponível uma câmera Gopro, com equipamento para fotos e vídeos, em altíssima qualidade.

Critérios para Doação

Mulheres de 16 a 69 anos podem doar sangue, desde que não estejam grávidas ou amamentando. É necessário, ainda, segundo o Ministério da Saúde (MS), ter boa saúde, no mínimo 50 quilos e, ao se deslocar até o Hemoal, devem estar de máscara e portando um documento de identificação oficial e original com foto.

Caso tenham entre 16 e 17 anos de idade, devem estar acompanhadas dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. As mulheres ficam proibidas de praticar o gesto solidário se tiverem contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. E, caso sejam doadoras regulares, só podem realizar nova doação caso já tenham se passado três meses da última doação.

Caso a candidata à doação tenha sido infectada pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se a voluntária teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberada a doação de sangue.

Quanto às vacinas contra a Covid-19, a voluntária deve aguardar um intervalo de 48 horas se a vacina recebida foi a CoronaVac. Com relação aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Parceria

Para o empresário Keyner Alcântara, proprietário da Agência Partiu Excursões, a parceria com o Hemoal visa contribuir para que o hemocentro possa atender a demanda de transfusões aos hospitais e maternidades. “Verificamos que o Hemoal depende de iniciativas voluntárias para manter o estoque de sangue necessário e, por sabermos do trabalho sério que ele realiza, resolvemos colaborar para homenagear os doadores de sangue fidelizados e captar novos adeptos a esta nobre causa”, salientou, ao acrescentar que a Partiu Excursões pode ser contatada pelo WhatsApp 0800 868 8888.

SERVIÇO:


O que: Campanha Mãe Gera e Salva Vidas –

Sorteio de Ingresso para Excursão à Vinícola Vale das Colinas - Garanhuns (PE)

Onde: Hemoal

Quando: 3/5 a 7/5

Informações: Fone: 3315 2109 / Instagram - @hemoalagoas / @PartiuExcursões