Saúde

Hemoal realiza duas coletas de sangue em Coruripe nesta terça (5)

Duas equipes do Hemocentro de Alagoas estarão no município do Litoral Sul

Por Josenildo Törres com Ascom Sesau/AL 04/04/2022 17h26
Hemoal realiza duas coletas de sangue em Coruripe nesta terça (5)
Doações de sangue visam manter estabilizado o estoque de sangue do Hemoal para atender a demanda das unidades hospitalares - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL

O município de Coruripe recebe, nesta terça-feira (5), duas equipes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coletas externas de sangue. Na Unidade de Coleta e Transfusão, no bairro Centro, a ação ocorre das 9h às 16h; já no Distrito de Pindorama, na Praça Central, a captação de voluntários é realizada das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Por meio das ações itinerantes, o Hemoal facilita o processo de doação de sangue e, automaticamente, contribui para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades. Isso porque, nos últimos três anos, a Rede Estadual de Saúde aumentou, com a abertura de seis novos hospitais, sendo três em Maceió e três no interior do Estado.

Os postos fixos também funcionam normalmente nesta terça-feira (5). Em Maceió, o Posto de Coleta do Trapiche atende das 7h às 18h; já o Posto de Coleta do Farol, no Hospital Veredas, está aberto das 7h às 17h. Em Arapiraca, o Posto de Coleta situado no Laboratório Municipal, no bairro Centro, abrirá das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Pré-requisitos – Conforme o Ministério da Saúde (MS), os voluntários que desejarem doar sangue devem ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, além de um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que os candidatos à doação de sangue estejam com boa saúde e usando máscara.

A doação de sangue é proibida permanentemente para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Quanto aos voluntários que já são doadores habituais, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses, no caso dos homens. No caso das mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.

Covid-19

Com relação ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.

Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. Caso o voluntário tenha se vacinado contra a Influenza, o período de inaptidão também é de 48 horas.