Saúde
Sesau anuncia 4ª dose da vacina para idosos com 80 anos ou mais
Reforço foi autorizado pelo Ministério da Saúde na quarta (23); vacinação teve início nesta quinta-feira (24)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) comunicou aos 102 municípios alagoanos sobre a autorização para aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. A imunização é uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), que emitiu nota técnica, na quarta-feira (23), autorizando os Estados a iniciarem a nova etapa da vacinação a partir desta quinta-feira (24).
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço deve ser realizada quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. A orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer. Os imunizantes Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizados no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior.
A recomendação foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI). O grupo técnico considera a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.
O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas, com 12 anos de idade ou mais, que receberam três doses no esquema primário (D1, D2 e dose adicional). Em Alagoas, a campanha teve início em 20 de janeiro de 2021. O intervalo para dose de reforço nesta situação foi de no mínimo de quatro meses, a partir da dose adicional.
Mais lidas
-
1Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
2Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda
-
3Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
4Adriana Rocely
Coordenadora de curso da Uneal denuncia perseguição e pede providências em carta aberta
-
5Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió