Saúde

Ministério da Saúde e Universidade Federal Fluminense iniciam projeto em UPAs de Maceió

UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes estão entre as 50 unidades de pronto atendimento selecionadas para o segundo ciclo do Projeto Lean

Por Assessoria 18/03/2022 11h23
Ministério da Saúde e Universidade Federal Fluminense iniciam projeto em UPAs de Maceió
Em abril, as 50 unidades contempladas nesta edição do projeto passarão por visita técnica - Foto: Assessoria

O Ministério da Saúde e a UFF – Universidade Federal Fluminense iniciaram o segundo ciclo do Projeto Lean nas UPAs. Em Maceió, no Estado de Alagoas, duas unidades de pronto atendimento gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania participam da iniciativa. São elas: a UPA Trapiche da Barra e a UPA Benedito Bentes.

No dia 29/03, representantes dessas UPAs participarão de um workshop sobre a metodologia. Em abril, as 50 unidades contempladas nesta edição do projeto passarão por visita técnica e, ao longo de seis meses, terão o apoio de tutores da UFF na implantação de estratégias para tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado.

Expectativa

Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes, afirma que a expectativa da equipe em relação ao Projeto Lean é alta. “O ISAC já atua com foco no atendimento seguro, de qualidade e humanizado. Com isso, o Projeto Lean vai nos ajudar nesse processo de melhoria contínua”, explica.

Já Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, comenta sobre como a iniciativa pode contribuir para ampliar a integração entre os serviços que compõem a Rede de Atenção às Urgências e Emergências.  “Em Maceió, além das UPAs selecionadas, o projeto vai contar com a participação de gestores públicos locais, que poderão acompanhar a nossa evolução no decorrer do projeto e articular conosco também estratégias de melhoria”, afirma a gestora.

Encontro de abertura

A abertura do segundo ciclo do Projeto Lean nas UPAs ocorreu durante uma live do LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade Federal Fluminense. A instituição é parceira do Ministério da Saúde no projeto.

Durante o bate-papo, três UPAs de Guarulhos, no Estado de São Paulo, apresentaram boas práticas desenvolvidas a partir da metodologia.

O que é o projeto?


O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.

Segundo Robisom Damasceno Calado, coordenador do LabDGE-UFF, a metodologia é uma abordagem colaborativa e humanizada de melhoria contínua da gestão em saúde a partir da mudança de cultura, redução dos desperdícios e ampliação da produtividade dos profissionais.

No primeiro ciclo, o projeto atendeu 50 UPAs em todo o País. Elas foram escolhidas a partir da situação epidemiológica dos Estados e de critérios como estrutura, governança institucional e características das unidades. Nesta segunda fase do projeto, outras 50 UPAs serão contempladas pela iniciativa em nove Estados.

Sobre as UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes

As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes são custeadas pela Prefeitura de Maceió, gerenciadas pelo ISAC e vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Elas funcionam 24h, nos sete dias da semana, atendendo casos de urgência e emergência nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria. No caso das demandas de Odontologia, o atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 19h.

As duas UPAs são acreditadas pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA Benedito Bentes é certificada como Nível 1 – Acreditado e a UPA Trapiche da Barra como Nível 2 – Acreditado Pleno.