Saúde

Agreste Saneamento alerta para cuidados com a água no combate à Dengue

Armazenamento adequado é fundamental para evitar proliferação do mosquito transmissor da doença

Por Assessoria 15/03/2022 10h51
Agreste Saneamento alerta para cuidados com a água no combate à Dengue
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em Alagoas o número de casos de Dengue mais que dobrou nos últimos dois anos - Foto: Reprodução/Internet

O cuidado com a água é uma estratégia indispensável no combate à Dengue. Por isso, a Agreste Saneamento, empresa do Grupo Iguá reforça o alerta para que o armazenamento do líquido seja feito de maneira adequada. Assim, é possível evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, a transmissão da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em Alagoas o número de casos de Dengue mais que dobrou nos últimos dois anos. Foram 2.215 registros no estado em 2020 e 6.357 notificações até o fim de 2021, um aumento de 187%.

Em períodos quentes, a velocidade de reprodução do mosquito aumenta, o que exige a intensificação das medidas de prevenção. Conforme explica o coordenador de gestão de clientes da Agreste Saneamento, Thiago Castro, os cuidados se iniciam com a averiguação de caixas d'água e cisternas para que as tampas estejam bem vedadas, evitando assim que o mosquito esteja em contato.

Outro hábito comum, e muitas vezes necessário na rotina das residências, é o armazenamento em recipientes. A orientação nestes casos é deixá-los tampados e evitar que o líquido fique nesses locais por longos períodos. Vale lembrar que os principais focos de água parada são frascos, galões, pneus, vasos de plantas, além de tampinhas de garrafa ou mesmo sacolas plásticas: ambientes perfeitos para a fêmea depositar seus ovos.

"A população tem um importante papel no combate aos criadouros do mosquito transmissor. Essa preocupação serve tanto para a garantia da qualidade da água nas residências, como também para evitar a proliferação de doenças. A Agreste entende que a conscientização deve acontecer de forma contínua e alcançar o maior número de pessoas", pontua Castro.

Como o assunto é cuidado com a água, vale reforçar também a necessidade de adotar hábitos de consumo consciente. Redobrar a atenção durante a higiene pessoal e doméstica faz a diferença e o meio ambiente agradece.

“Estamos comprometidos continuamente com o propósito de garantir a oferta de água com qualidade e excelência. Isto gera saúde e bem-estar para a população atendida. É fundamental também que todos façam sua parte e utilizem de forma responsável, evitando desperdícios e cuidando do armazenamento.”, pontua Thiago Castro.