Saúde
Uncisal inaugura novo mamógrafo com capacidade para atender 1,6 mil pacientes por mês
Equipamento vai beneficiar mulheres que residem no 1º e no 2º Distrito Sanitário de Maceió

No Mês da Mulher, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) inaugura um novo mamógrafo, com capacidade para atender até 1,6 mil pacientes por mês. O equipamento será entregue ao Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Uncisal, nesta sexta-feira (11), às 10h, e vai beneficiar mulheres que residem no 1º e no 2º Distrito Sanitário de Maceió.
Com o novo equipamento, o Cedim conseguirá realizar até 70 novos exames por dia, aumentando, assim, sua capacidade. O espaço já dispõe de um equipamento semelhante, que será reforçado com a chegada do novo mamógrafo digital. As pacientes podem realizar agendamentos pelo contato WhatsApp (82) 98833-8578, informando nome completo e número do Cartão SUS.
“Com o novo mamógrafo, a Uncisal, através do Cedim, será uma das portas de entrada na prevenção ao câncer de mama em Maceió. Faremos o rastreamento e, com os resultados em mãos, poderemos realizar punções com agulha grossa e exames de patologia”, explica Kátia Born Ribeiro, responsável pelo Centro de Diagnóstico por Imagem da Uncisal.
A gestora destaca que a Uncisal conta com o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que realiza os exames que possibilitam a detecção de casos de câncer de mama. “Nós atuamos como uma rede, atendendo as moradoras do 1º e do 2º Distrito Sanitário, que abrangem áreas da Ponta da Terra, do Poço, da Ponta Grossa, do Prado, do Vergel do Lago e do Trapiche da Barra.
O reitor da Uncisal, Henrique Costa, lembra que a instituição é referência na 1ª região e ressalta que a chegada do novo mamógrafo vai beneficiar não apenas pacientes, como a comunidade da Uncisal. “Por um lado, o novo equipamento vai ampliar a capacidade de realização de exames do nosso Cedim. Por outro, nossos professores e estudantes serão beneficiados com mais um equipamento e com a possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula”, conclui.
Mais lidas
-
1The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
2Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
3Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
4Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
5Sacrifício, Morte e Reencarnação
Gênio dos Desejos tem final feliz? O desfecho explicado do k-drama