Saúde

Saúde inicia ações da campanha Março Lilás nesta segunda-feira (7)

Ação voltada ao cuidado com a saúde da mulher tem o propósito de conscientizá-las sobre a prevenção ao câncer de colo de útero

Por Assessoria 04/03/2022 17h05
Saúde inicia ações da campanha Março Lilás nesta segunda-feira (7)
Março Lilás, mês de prevenção ao câncer do colo de útero - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, na próxima segunda-feira (7), a campanha Março Lilás - mês de prevenção ao câncer de colo uterino. Organizada pela Gerência de Programas Estratégicos da SMS, a campanha trará ações voltadas à saúde da mulher durante todo o mês, buscando conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Em parceria com o Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, durante o Março Lilás, haverá atividades do projeto Empodera Mulher, que envolve promoção da autoestima, saúde, capacitação, cultura e entretenimento.

De acordo com a gerente dos Programas Estratégicos da SMS, Camila Moura, a campanha tem o intuito de promover uma busca ativa de mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

“É uma campanha muito importante, pois fomenta a promoção à saúde das mulheres com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Durante todo o mês, a campanha contará com uma programação extensa, na qual realizaremos uma busca ativa de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para fazer o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de colo uterino”, informa.

A programação inclui atividades de sensibilização de usuários dos serviços municipais de saúde, qualificação de servidores e profissionais de saúde, feiras de serviços e assistência.

Na segunda-feira (7), além da solenidade de abertura, marcada para às 10h, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, haverá a primeira turma da Oficina de Atualização em Pré-Natal na Atenção Básica, voltada para enfermeiros com vínculo empregatício formal na rede de Atenção Primária do SUS em Maceió.

A oficina tem a finalidade de qualificar profissionais de saúde para a Assistência Pré-Natal no cenário da Atenção Primária à Saúde, frente à aplicação de estratégias efetivas e inovadoras para esta área.

Para participar da oficina, os profissionais devem preencher a ficha de inscrição, acessando o link https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login. As inscrições vão até às 23h59 de domingo (6).

Câncer uterino


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fator de risco mais importante para o câncer de colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que pode ser prevenido por vacina disponível na rede pública de saúde, especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo em prevalência na população feminina, com taxa estimada de 15,38 casos/100 mil, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.

Para prevenir a infecção por HPV, e consequentemente o câncer de colo de útero, o Programa Nacional de Imunização disponibiliza a vacina contra HPV na rede pública de saúde para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

A campanha


O Março Lilás é um movimento promovido anualmente com o objetivo de impulsionar a conscientização sobre a prevenção e o controle do câncer do colo do útero, compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, bem como contribuir para a redução da mortalidade.

Nomeado Mês da Mulher, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, este foi o mês escolhido para a campanha Março Lilás, de modo a envolver o cuidado com a saúde na programação especialmente dedicada às mulheres nesse período, promovendo prevenção e bem-estar.

Confira a programação


07/03 | 10h - Abertura da campanha Março Lilás. Local: SMS

07, 14, 21 e 28/03 | 10h - Oficina de atualização em pré-natal na Atenção Básica. Local: SMS

08/03 | 8h - Atendimento às servidoras da Semge. Local: Semge

11/03 | 9h às 16h - Projeto Empodera Mulher na Comunidade. Local: Vila Brejal (Levada)

13/03 | 9h às 16h - Vacinação HPV (CAT Móvel) e atrações musicais, esportes e lazer. Local: Rua Aberta (Ponta Verde)

14/03 | 14h - Inauguração do Posto de Coleta de Leite Humano Hamilton Falcão. Local: Centro de Saúde Hamilton Falcão

15/03 | 9h - Projeto Empodera Mulher na Comunidade: Ações de empoderamento e saúde para mulheres do PopRua. Local: Cristolândia

18/03 | 8h às 14h - Dia D do Março Lilás. Local: Unidades de Referência dos Distritos Sanitários e PAM Salgadinho

18/03 | 8h às 14h - Ação de saúde no ginásio de esportes do Pontal da Barra

19/03 | 7h - Edição especial do Praia Acessível para mulheres e meninas com deficiência. Local: Praia de Pajuçara

25/03 | 9h às 16h - Projeto Empodera Mulher na Comunidade. Local: Praça Padre Cícero (Benedito Bentes)