Saúde

Arapiraca volta registrar aumento dos casos de Covid-19 pela 3ª semana seguida

Mulheres lideram as estatísticas com 54,21% dos casos

Por Davi Salsa com assessoria 17/01/2022 18h25
Arapiraca volta registrar aumento dos casos de Covid-19 pela 3ª semana seguida
Reprodução - Foto: Assessoria

Pela terceira semana consecutiva, os casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus (Covid-19) registram aumento no município de Arapiraca.

Na última semana de dezembro, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados três casos. Na primeira semana de janeiro deste ano, o número subiu para 17 pessoas infectadas.

O mais recente boletim, divulgado nesta segunda-feira (17), Arapiraca contabiliza 56 novos casos. Atenta a isso, a Prefeitura de Arapiraca tem incentivado a população a procurar imunização contra a Covid-19, tendo em vista que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos graves da doença que estão sendo registrados atualmente é de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina.

O levantamento mostra que as mulheres continuam liderando as estatísticas com 54,21% dos casos.

No último sábado (15), foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Covid-19, uma espécie de mutirão de imunização. Os dois postos de vacinação, localizados no Ginásio da Escola Pedro Reis e no Ginásio João Paulo II funcionaram de forma ampliada, das 8h às 18h, e com mais equipes atuando.

Além disso, a Unidade Básica de Saúde Erasmo Galdino, localizada no bairro Batingas, também esteve aberta durante o sábado para a vacinação dos moradores daquela região.

Segundo a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis, foram quase duas mil doses aplicadas durante o mutirão. “Nosso objetivo durante o Dia D foi alcançado. Foram 756 doses aplicadas no Ginásio do Pedro Reis, outras 722 no João Paulo II e mais 478 na UBS das Batingas”, disse a coordenadora Mônica Suzy, reforçando que outros mutirões já estão sendo planejados.

Segundo relatório encaminhado por ela, também é possível perceber aumento na procura pela primeira dose da vacina contra a Covid-19. Durante o mutirão, foram aplicadas 191 primeiras doses, 711 segundas doses e 1.054 doses de reforço/adicionais.

Ocupação Hospitalar

Outro dado que também vem sendo analisado pela Secretaria Municipal de Saúde é o da ocupação de leitos hospitalares destinados ao pacientes com Covid-19 ou Influenza.

Segundo o boletim, a ocupação de leitos clínicos é de 56,7%. Dos 30 leitos clínicos disponibilizados em Arapiraca, 17 estão ocupados, sendo quatro deles por arapiraquenses.

Já sobre os leitos de UTI Covid/Influenza, o percentual de ocupação é bem maior e já chega a 80%. Dos 20 leitos disponibilizados, apenas 4 estão desocupados.