Saúde

29 de novembro de 2021 09:28

Santa Casa de Maceió reforça time do Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Hospital conta com profissional especializado em crianças de 0 a 14 anos

↑ Em 2022, novos profissionais especializados fortalecerão o atendimento (Foto: Ascom Santa Casa)

Com um grupo de especialidades definidas em pé, joelho, quadril, mão, coluna, ombro e oncologia ortopédica, em 2021, a Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Maceió completou o Serviço com a entrada da ortopedia pediátrica. A instituição tem investido nessa estruturação desde 2009.

“Agora temos referência para os atendimentos de crianças de 0 a 14 anos. Todo o trauma pediátrico que chega ao hospital ficou sob a responsabilidade desse novo profissional especializado, que também vai atender patologias congênitas e do desenvolvimento”, disse o coordenador geral do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Antônio Alício Moreira de Oliveira Junior.

A equipe do hospital é formada pelos especialistas Hilton Barros e Bruno Liberato (Quadril), Rogério Nascimento, Hed Wagner Mauro, Alisson Farias e Bruno Houly (Joelho), Antônio Alício e Francisco Honório (Pé), Renato Pedrosa (Oncologia ortopédica), Raimundo Araújo (Mão), Hélio Ribeiro, Humberto Barros e Felipe Porciúncula (Ombro), Jon Mark Xavier, Rodrigo Antônio e Rodrigo Maia (Coluna), e, agora, Daniel Menezes (Ortopedia pediátrica). O time também atua na retaguarda da emergência para patologias especificas, garantindo que cada fratura seja avaliada por um especialista área.

Para 2022, o Serviço planeja o ingresso de novos profissionais especializados em áreas como cirurgia da mão e do pé. “Esse crescimento nos dará mais expansão, aumentando a capacidade de atender mais pacientes e com celeridade. Aliás, rapidez é uma das características do hospital. As pessoas têm grande dificuldade para marcar uma consulta com ortopedista na capital, mas, aqui, temos uma agenda sempre aberta e espaço para trabalhar com o tempo mais exíguo entre a marcação e o atendimento”, destacou o especialista em pé e tornozelo.

Durante a pandemia da covid-19, um dos maiores desafios foi manter o atendimento da ortopedia isolado do atendimento clínico comum. Atualmente, a Ortopedia da Santa Casa de Maceió funciona 24 horas, de forma desvinculada, em um prédio em frente à Unidade de Pronto Atendimento do hospital (antiga Emergência 24 Horas).

“Outro desafio para o próximo ano é crescer com a formação de núcleos, principalmente nas áreas de cirurgia do joelho, cirurgias do pé e tornozelo, e cirurgia do quadril. Esses núcleos devem avançar para ambulatórios especializados com a tendência do crescimento também de atendimentos de emergência”, finalizou Antônio Alício.

RESIDÊNCIA – Credenciada junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia, a residência médica da instituição envia, todos os anos, os residentes para a prova de título. A cada cinco anos, o Ministério da Educação (MEC) renova o credenciamento do programa. “É um orgulho para Alagoas, que, em seus quase 12 anos de funcionamento, nossa residência já tenha entregue mais de 20 especialistas de alto nível à sociedade”, disse o supervisor do Programa de Residência, Hélio Ribeiro.

Fonte: Ascom Santa Casa

Comentários

MAIS NO TH