Saúde

Liberação miofascial é eficaz na prevenção e alívio de dores musculares

Técnica do SPA Express traz benefícios para quem pratica exercícios físicos, no pós-cirúrgico e em problemas tensionais

Por Assessoria 29/11/2021 12h01
Liberação miofascial é eficaz na prevenção e alívio de dores musculares
Reprodução - Foto: Assessoria

O verão está chegando e, com ele, cresce a busca pelos exercícios físicos para ter um corpo mais bem definido. O exagero na carga ou na repetição dos exercícios, assim como a tensão do dia a dia, podem gerar dores musculares que, por sua vez, podem ser evitadas ou aliviadas por meio da liberação miofascial.

A técnica, que o SPA Express leva ao conforto do lar do cliente com profissionais especializados e cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária, consiste na aplicação de pressão e manobras em alguns pontos do corpo para a liberação da fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos, forma tendões e ligamentos) e relaxamento da musculatura, restabelecendo, assim, a qualidade de vida.

Entre as lesões musculares ou disfunções da fáscia mais comuns estão a lombalgia (dor na lombar); ciatalgia (dor que irradia da coluna lombar para os membros inferiores); cervicalgia (dor ou rigidez do pescoço); dores nos ombros e qualquer ponto da coluna ou das costas; fascite plantar; síndromes cervicais pós-trauma, entre outros.

Segundo a empresária Geisa Barbosa, franqueada do SPA Express em Alagoas, a liberação miofascial está cada vez mais sendo utilizada por quem pratica exercícios físicos, em função dos diversos benefícios oferecidos.

“Podemos destacar a melhora no rendimento dos exercícios, o aumento na mobilidade articular e a consciência corporal, favorecimento na execução dos movimentos, diminuição da sobrecarga e tensão músculo-articular, liberação e ativação dos músculos, preparação da musculatura que vai ser trabalhada, mudanças progressivas nos níveis físicos e emocionais, relaxamento da musculatura e melhora na circulação e respiração”, assinala.

Contudo, o mais importante efeito desta técnica é o alívio das dores, sejam elas crônicas, tensionais, patológicas ou pós-treino, destaca Geisa. “Lembrando que além de treinos intensos, as dores musculares também podem ser causadas pelo estresse, problemas emocionais, maus hábitos de postura ou passar muito tempo sentado, que se tornaram mais comuns nesta pandemia com as atividades em home office”, alerta.

LER e doenças do trabalho

A liberação miofascial tem eficácia também na prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER) e doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (Dort), que podem levar à tendinite, bursite e mialgias. Também contempla disfunções mais específicas de origem tendinosa, como a síndrome do túnel do carpo e de Dequervain.

No entanto, ela é contra-indicada em pacientes com feridas abertas, infecções, hematomas, deficiência circulatória aguda, hipersensibilidade da pele, diabetes descontrolada, osteoporose, que estejam passando por tratamento anticoagulante, além de fraturas em fase inicial de recuperação.

Quem desejar maiores informações sobre liberação miofascial ou mesmo agendar uma sessão com fisioterapeutas e massoterapeutas especialmente treinados pela franquia SPA Express, basta acessar @spaexpress_mcz  no Instagram ou entrar em contato pelo (82) 98217-7767. O SPA Express atende em Maceió e nas praias do Francês e Barra de São Miguel.