Saúde

Evento científico do estado na área de saúde destaca a importância das vacinas

XI Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal começou nesta terça-feira (16) com palestra proferida pela pesquisadora da Fiocruz Paula de Luca

Por Assessoria 17/11/2021 09h45
Evento científico do estado na área de saúde destaca a importância das vacinas
Reprodução - Foto: Assessoria

Começou nesta terça-feira (16), o XI Congresso Acadêmico e Científico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (CACUN). Com o tema “A Lógica do Amanhã”, a abertura do maior evento científico do estado na área da saúde contou com a palestra da pesquisadora da Fiocruz Paula de Luca. A convidada, que atua na área de Imunologia e Vacinologia em doenças infecciosas e desenvolvimento de testes diagnósticos, ressaltou que divulgar a ciência é um papel social.

Bióloga formada pela UFRJ com mestrado e doutorado em Biologia Parasitária pela Fiocruz e pós-doutorado pelo Vaccine Research Center (NIH-EUA), Paula De Luca proferiu a palestra intitulada “Vacinas contra SARS-COV-2: o que as novas tecnologias reservam para o futuro?”. Ela explicou que a vacinologia não é uma ciência nova, assim como a resistência vacinal também não é. "A primeira vacina data do final do século 18 e desde o início o homem tem medo do que ele não conhece”, explicou.

A pesquisadora da Fiocruz apresentou a definição de vacina como uma substância desenvolvida para estimular o sistema imune de modo a induzir uma resposta contra um alvo específico. Para ela, a vacina ideal é a vacina segura (que causa nenhum ou poucos efeitos colaterais), protetora, estável, de fácil administração e de baixo custo. Paula de Luca ainda elencou que a Ciência agiu rápido na vacina contra a COVID-19 devido a alguns fatores: a evolução rápida das plataformas tecnológicas que já existiam, o elevado financiamento e o encurtamento das fases de ensaio clínico.

“Precisamos nos aproximar da população, porque a lógica para um amanhã luminoso é o acesso à informação de qualidade e a popularização da ciência pela comunidade acadêmica”, afirmou ela.  Paula de Luca também deixou um recado importante: “Todos nós - cientistas, professores e profissionais da saúde - temos um papel social importante - o de divulgar o nosso trabalho. O que a gente sabe e o que a gente aprende precisa ser compartilhado”.

CACUN - Pelo segundo ano consecutivo, o Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal é realizado de forma totalmente online, de maneira aberta, gratuita e democrática. As inscrições continuam abertas no endereço eletrônico cacun.uncisal.edu.br e a programação se estende até o dia 20 de novembro com palestras, workshops, debates, mesas-redondas, minicursos e programação cultural.

Durante a mesa de abertura do evento, nesta terça-feira (16), o reitor da Uncisal, Prof. Dr. Henrique de Oliveira Costa, disse que “A Lógica do Amanhã”, tema do XI CACUN, reflete o momento que a Universidade vive. “Começamos a visualizar uma Uncisal renovada, cheia de vida e de esperança, crescendo e passando pelo seu melhor momento dos indicadores acadêmicos”, destacou ele. É com esse olhar para o futuro que também a vice-reitora da Uncisal, Profa. Dra. Ilka do Amaral Soares, ressaltou que, “mesmo cada um em sua casa, estamos reunidos em prol da ciência com mais uma edição do maior evento da instituição”.

“Este momento dedicado à ciência demonstra o quanto a universidade tem o papel extremamente comprometido com a sociedade”, afirmou a presidente do XI CACUN, Profa. Esp. Margareth Tavares, pró-reitora de Extensão da Uncisal. Para ela, a sociedade ganha muito com esse evento, que congrega ações de integração entre pesquisa, ensino e extensão.

A mesa de abertura do evento foi formada também pelo pró-reitor de Ensino e Graduação, Prof. Dr. George Márcio da Costa e Souza; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª. Drª. Mara Cristina Ribeiro; a pró-reitora Estudantil, Profa. Drª. Liliane Correia Toscano de Brito Dizeu; e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Maria Jatobá Correia Ramires. A solenidade contou ainda com a apresentação musical de Anália Maria Correia Ribeiro da Silva, fonoaudióloga pela Uncisal formada em 2015.

Assista à abertura do XI CACUN aqui https://www.youtube.com/watch?v=1JDovqcUDYY