Saúde

13 de outubro de 2021 15:05

Dia Nacional do Fisioterapeuta: profissão tem se destacado na pandemia

Na Unit Alagoas, Clínica tem dado suporte as pessoas com sequelas do coronavírus

↑ Foto: Divulgação

Com menos de 100 anos de regulamentação como profissão, a Fisioterapia tem se destacado como uma área da Saúde de grande importância. Durante a pandemia, a necessidade de fisioterapeutas cardiorrespiratórios protagonizou a importância desses profissionais no Brasil, por isso o dia de hoje, 13 de outubro, data que se comemora nacionalmente o dia do Fisioterapeuta ganha mais relevância.

De acordo com a professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Anne Flávia Galindo, a fisioterapia tem crescido tanto do ponto de vista científico quanto clínico e, com a pandemia, os profissionais da área tiveram mais notoriedade.

“A pandemia tornou a profissão ainda mais evidente, pois somos profissionais imprescindíveis no enfrentamento dessa doença tanto para recuperação das capacidades fundamentais pulmonares quanto no restabelecimento para a sua vida social”, assinala.

Ela explica que o profissional trata o paciente desde o seu momento de entrada na UTI com a ventilação mecânica, cuidando das capacidades pulmonares e funcionais do paciente. Normalmente o coronavírus, como patologia, tem um comportamento de deixar o paciente muito debilitado, com um prolongamento de internação hospitalar e causa nos pacientes a diminuição de força muscular, coordenação motora e equilíbrio.

Ao receber alta médica, existem sequelas que também necessitam de acompanhamento do fisioterapeuta e a Clínica de Fisioterapia da Unit Alagoas tem entrado como forte aliada no tratamento da doença. “Nós na clínica ajudamos esses pacientes, contribuindo para que eles retornem o mais precocemente possível para sua vida ativa, colaborando para a melhoria na qualidade de vida”, comenta Anne Flávia.

Sobre a Clínica

A Unit/AL disponibiliza atendimento gratuito em sua clínica de Fisioterapia, localizada no Campus Amélia Maria Uchôa, na Avenida Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas.

O agendamento é realizado pelo telefone (82) 3311-3140, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e o encaminhamento do seu médico ou serviço de saúde que acompanhou a doença, contendo a recomendação de tratamento fisioterapêutico. Para proporcionar conforto e atendimento humanizado aos beneficiários, as consultas médicas e sessões de fisioterapia são com horário marcado.

O atendimento é feito pelos acadêmicos de Fisioterapia, das disciplinas práticas e do estágio supervisionado, sob a orientação de professores, com uma avaliação funcional detalhada e prescrição adequada do melhor tratamento para cada situação.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH