Saúde

Covid-19 expõe a importância de cuidados com a segurança no trabalho

Alagoas registrou 2,7 mil notificações de acidentes de trabalho em 2020; Maceió concentra quase metade dos casos

Por Ascom Uncisal 26/07/2021 15h33
Covid-19 expõe a importância de cuidados com a segurança no trabalho
Reprodução - Foto: Assessoria

Se enfrentar uma pandemia requer cuidados, encarar o trabalho presencial nesse cenário exige atenção ainda maior. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho/SmartLab revelam que Alagoas registrou 2,7 mil notificações de acidentes de trabalho em 2020. Maceió concentra quase metade dos casos. Especialistas alertam para a importância de ações preventivas.

De acordo com Karina Schussler, professora do curso de Segurança no Trabalho da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), estar seguro em um mundo repleto de vírus e riscos à integridade física demanda seguir protocolos. A especialista lembra a importância do uso de máscaras, mas ressalta que o ambiente de trabalho requer a aplicação de normas específicas.

“Há profissionais capacitados especificamente para esta função, que podem auxiliar as organizações e minimizar os riscos. Neste 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Aproveitamos a data para lembrar a importância de que as empresas sigam os protocolos e contem com profissionais capacitados para lidar com essa questão. A Uncisal se orgulha de ser a única universidade pública de Alagoas a contar com um curso superior de Segurança no Trabalho”, observa Schussler.

A professora acrescenta que as normas de segurança no trabalho não são recentes. “Há muito tempo existem protocolos sobre o trabalho na saúde, por exemplo, mas muitos trabalhadores dessa área desconheciam a força dessas normas para evitar males causados pela exposição aos agentes biológicos presentes nos ambientes como hospitais”, expõe.

ESTATÍSTICAS EM ALAGOAS

Informações disponíveis no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho/SmartLab revelam que Alagoas registrou 2,7 mil acidentes de trabalho em 2020, sendo cerca de 1,3 mil somente em Maceió. O observatório estima ainda que, no mesmo período, houve uma subnotificação de 32% no número de acidentes de trabalho no estado.

A SmartLab é uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Orgnização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, o que tem fortalecido a cooperação com organizações governamentais, não-governamentais e internacionais que atuam na promoção dessa agenda e que precisam de informações para tomar decisões sobre as ações que desenvolvem.