Saúde

28 de abril de 2021 10:00

Investigação: vacina da AstraZeneca aplicada em Alagoas não estava fora da validade

Cosems afirma que houve um erro de digitação das informações da dose no sistema

↑ Foto: Sergio Perez/Reuters

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas-COSEMS/AL divulgou, na manhã desta quarta-feira (28), uma nota esclarecendo sobre um erro ocorrido no sistema de informação da vacinação contra a Covid-19 em seis municípios alagoanos.

Diante da matéria veiculada no Portal Tribuna Hoje no dia 24/04/2021, sob o título “Quinze doses fora da validade da vacina AstraZeneca foram aplicadas em Alagoas”, o COSEMS/AL esclarece que: “Após investigação minuciosa em conjunto com o PNI/AL junto aos 6 municípios citados na reportagem (Arapiraca, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Maceió, Paripueira e Viçosa), foi identificado que todas as doses do lote nº 4120Z001 da vacina Covishield (AstraZeneca/Fiocruz), foram administradas dentro do prazo de validade, ou seja, até 29/03/2021”, diz a nota.

Conforme outro trecho da nota, o Conselho ressalta: “que o que de fato ocorreu foi erro na digitação das informações da aplicação das referidas doses da vacina no sistema de informação da vacinação contra a Covid-19 (SIPNI/Módulo Campanha COVID-19)”.

Todos os municípios citados já estão cientes do erro ocorrido nos referidos registros e orientados a realizar a correção, tão logo o sistema permita esta operação. Portanto, o COSEMS/AL, deixa claro que nenhum alagoano tomou vacina fora do prazo de validade”, conclui a nota.

 

Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

MAIS NO TH