Saúde

1 de março de 2021 20:11

Governador e secretário de Saúde anunciam novos leitos em Arapiraca

Renan Filho viaja a Brasília a fim de comprar vacinas e requisitar 50 respiradores ao Ministério da Saúde

↑ Renan Filho (Foto: Assessoria)

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, se reuniram, nesta segunda-feira (1), com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e com a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca. O encontro aconteceu na sede da prefeitura e serviu para tratar das ações conjuntas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Eles anunciaram a abertura de novos leitos exclusivos para o tratamento da doença no município e região.

“Anunciamos a abertura de leitos aqui em Arapiraca; já fizemos isso no Hospital Chama, que está oferecendo novos leitos. Abrimos, ainda, novas vagas na região. Hoje estamos disponibilizando 15 novos leitos no Hospital Carvalho Beltrão, lá em Coruripe; leitos novos também em Penedo, em São Miguel dos Campos e em Palmeira dos Índios pra dividir um pouco a responsabilidade com Arapiraca de atender as pessoas no interior” informou o governador.

“Também estamos avaliando a necessidade da abertura de novos leitos por requisições administrativas em hospitais para que a gente chegue ao final dessa pandemia, se Deus quiser, com a vacinação de nossa gente, sem ver o Estado de Alagoas sofrer com o colapso por que passam outros estados nesse momento”, acrescentou.

O secretário Alexandre Ayres destacou a importância da integração dos trabalhos das secretarias estadual e municipal de Saúde para o enfretamento à pandemia em Arapiraca, cujos números da doença têm crescido no município e região.

“A gente tem empreendido esforços para ampliarmos leitos e focarmos no tratamento, acompanhamento e no monitoramento desses pacientes. Temos visto uma ampliação do número de casos não só em Arapiraca, mas em outros municípios do Agreste e do Sertão de Alagoas e contra isso a gente tem articulado com os municípios para, além de ampliarmos a capacidade hospitalar, elevarmos também a fiscalização, porque tenho dito desde o início: sem a participação da sociedade a gente não vai conseguir vencer o vírus. O cidadão precisa entender o seu papel de protagonismo nesse enfrentamento”, ponderou Ayres.

Vacinas e respiradores

Renan Filho viaja a Brasília (DF) onde, nesta terça-feira (2), pretende firmar compromisso para a compra de vacinas contra a Covid-19. Ele já havia afirmado que o Estado provisionara recursos próprios para a aquisição dos imunizantes, caso o governo federal não os forneça em quantidade suficiente.

Além disso, o governador vai requisitar ao Ministério da Saúde 50 respiradores para ampliar os leitos de UTI em Alagoas.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH