Saúde

8 de fevereiro de 2021 09:25

Vibroacústica devolve a qualidade do sono

Quem sofre de insônia pode encontrar na Massagem de Som um importante aliado para ter boas noites de descanso

↑ Os sons e as vibrações sonoras têm efeito holístico no corpo, na mente e na alma (Foto: Divulgação)

O sono é indispensável para a regeneração do organismo. Dormir é tão vital para a nossa saúde quanto os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos. No entanto, nossa cultura de estarmos ligados 24 horas por dia está reduzindo nossas horas de sono. De acordo com um estudo da Escola de Medicina de Harvard, os sintomas de insônia afetam 35% da população mundial, por isso, a insônia é um grande problema de saúde pública, que está associado a acidentes de trânsito, desastres industriais, erros médicos e outros erros ocupacionais.

Entre os principais efeitos colaterais após não dormir bem, estão a perda de memória de curto prazo, dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, estresse e outros prejuízos cognitivos que podem ser agravados ainda mais com o acúmulo de noites mal dormidas, comprometendo a imunidade e contribuindo com a obesidade, diabetes, hipertensão, o envelhecimento precoce e problemas cardíacos, levando ao risco de mortalidade. Diante de tudo isso, o tratamento da insônia é crucial.

A praticante profissional de Massagem de Som, Stella Leoni, assinala que a administração da vibroacústica também pode afetar o sono diretamente através do impacto do estímulo sonoro e vibracional na atividade elétrica do cérebro. “Ondas Sonoras são uma forma de terapia não farmacológica com eficácia semelhante a um hipnótico aprovado, porém, sendo alternativa mais segura, a depender da qualidade do som, pois a ansiedade e o cansaço (comumente associados à insônia) podem aumentar a sensibilidade a distúrbios auditivos”, detalha.

De acordo com ela, a Massagem de Som de Peter Hess usa frequências sonoras certificadamente terapêuticas e atua no equilíbrio do organismo, através de ondas sonoras e vibracionais. A sensação de tranquilidade e relaxamento que a percussão das taças de som trazem, faz com que as pessoas voltem a ter excelentes noites de sono. “As taças são certificadas mediante estudos de mais de três décadas, fabricadas artesanalmente com 12 metais nobres que garantem sua qualidade e a eficácia no uso”, complementa.

Os sons e as vibrações sonoras têm efeito holístico no corpo, na mente e na alma. Stella Leoni enfatiza, ainda, que no relaxamento dentro do espaço sonoro terapêutico, os pensamentos cessam imediatamente. Enquanto a pessoa ouve os sons e percebe as vibrações, o fardo da vida cotidiana se torna mais leve e há a sensação do corpo confortavelmente ‘acolhido’. Os sons e as vibrações passam a estar em estreitíssima interação dentro do corpo da pessoa e ela leva, dentro de si, os próprios sons e vibrações por pelo menos mais três dias. Esta nova realidade que se forma na pessoa lhe permite que, no momento de conciliar o sono, ele venha fácil porque o corpo aprende a tensionar quando é necessário e a relaxar quando é necessário/possível, como no momento de dormir.

A especialista destaca que muitas pessoas têm usado sons de baixa qualidade, disponíveis em sites e aplicativos, para indução do sono, mas que estes métodos além de ineficientes, podem ser prejudiciais a longo prazo. “Estes áudios são impuros. Estes arquivos e frequências virtuais não têm qualquer certificação da fonte produtora daquele som, são de baixíssima qualidade e sem base científica. Utilizá-los pode acabar viciando sua audição em um som sem qualidade que pode, com o tempo, agravar o problema de insônia, estresse, exaustão, depressão e zumbido”, alerta a especialista.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH