Saúde

3 de fevereiro de 2021 14:29

Alagoas é o Estado com o maior percentual de vacinados contra a Covid-19 no Nordeste

No país, estado é o quinto que mais imunizou; levantamento foi realizado nesta quarta-feira (3) pelo Consórcio de Veículos de Imprensa

↑ Ranking mostra que, percentualmente, Alagoas foi um dos cinco estados brasileiros que mais vacinou contra a Covid-19 (Foto: Carla Cleto)

Levantamento realizado pelo Consórcio Nacional de Veículos de Imprensa, nesta quarta-feira (3), aponta que Alagoas é o Estado do Nordeste com o maior percentual de vacinados contra a Covid-19. No Brasil, o Estado é o quinto com mais pessoas imunizadas – proporcionalmente ao tamanho da população. Com 1,59% dos alagoanos vacinados, o imunizante já foi aplicado em 53.136 trabalhadores da saúde e idosos com 85 anos ou mais.

Isso significa que, em números percentuais, Alagoas está à frente de 21 dos 26 Estados brasileiros, a exemplo de São Paulo (1,10%), Rio de Janeiro (0,99%) e Minas Gerais (0,83%). Na dianteira do ranking nacional de vacinação aparece o Distrito Federal (DF), com 2,50% da população vacinada; seguido de Roraima (RR), com 2%; Mato Grosso do Sul (MS), com 1,64%; e Rio Grande do Sul (RS), com 1,60%.

Ranking mostra que percentualmente Alagoas foi um dos cinco estados brasileiros que mais vacinou contra a Covid 19 FOTO Reprodução G1 1

Já entre os nove Estados nordestinos, na segunda posição aparece o Rio Grande do Norte, com 1,48% de pessoas vacinadas, seguido pela Bahia (1,46%), Pernambuco (1,42%), Ceará (1,32%), Piauí (1,15%), Paraíba (1,06%), Sergipe (0,97%) e o Maranhão (0,91%).

O ranking, segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comprova que o trabalho realizado pelo Governo do Estado, em parceria com os 102 municípios alagoanos, tem surtido efeito positivo.

“Elaboramos o Plano Estadual de Vacinação e focamos na logística para distribuir as 127.760 doses de imunizantes recebidas por Alagoas. Desde o início da Campanha de Vacinação, temos trabalhado em parceria com o Cosems/AL [Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas] e os frutos desta integração aparecem no percentual de alagoanos vacinados”, afirmou.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH