Saúde

26 de janeiro de 2021 21:05

Alagoas recebe mais 16 pacientes de Manaus com Covid-19

Pacientes vindos de Manaus necessitam de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)

↑ Reprodução

Na noite desta terça-feira (26), mais 16 pacientes com Covid-19 foram transferidos dos hospitais de Manaus e desembarcaram em Alagoas no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Os pacientes foram transportados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e serão internados no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA).

Os pacientes vindos de Manaus necessitam de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo dados cedidos pelo Governo do Amazonas, cerca de 277 pacientes já foram transferidos no período de 15 a 25 de janeiro.

O estado de saúde dos pacientes, de acordo com o superintendente do Hospital Universitário, Célio Fernando Rodrigues, é considerado moderado. Oito ambulâncias, sendo 3 do próprio HUPPA e as demais do Samu foram preparadas.

Crise sanitária

O Amazonas está com o sistema de saúde pública colapsado e enfrenta situação de segunda onda da pandemia do novo coronavírus, considerada gravíssima. Não há mais leitos disponíveis no estado, há superlotação nos hospitais.

Além disso, o Amazonas enfrenta um desabastecimento de oxigênio, devido ao alto número de pessoas infectadas com a Covid-19, que apresentam complicações e quadro clinico grave. O Governo amazonense pediu ajuda a todos os estados do Brasil para que fossem transferidos os pacientes graves de Covid-19 e que precisam de vagas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Fonte: Redação

Comentários

MAIS NO TH