Saúde

Ifal vai desenvolver ferramenta para ajudar vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca

Instituição também produziu plataforma que vem monitorando pacientes com a doença

Por Ascom Ifal 20/01/2021 16h42
Ifal vai desenvolver ferramenta para ajudar vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

O combate à Covid-19 conta com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Arapiraca. Nessa terça-feira, 19, servidores do campus fecharam mais uma parceria com a Prefeitura Municipal para o desenvolvimento do Sisvac, um sistema que permitirá que a população possa verificar os locais de vacinação e agendar horário para evitar filas e aglomerações.

A ferramenta também será disponibilizada para a gestão do município, que vai poder ter acesso aos dados em tempo real sobre a vacinação e o controle da aplicação das vacinas. Esses e outros detalhes foram discutidos em uma reunião com a participação do diretor-geral do Ifal Arapiraca, Fábio Ribeiro, do professor Társis Marinho, que também coordena o curso de Sistemas de Informação do campus, do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, da secretária de Saúde, Luciana Fonseca, e demais integrantes da gestão municipal.

“A reunião marcou o compromisso colaborativo entre as duas instituições, para com a ajuda da tecnologia, podermos maximizar nossa força produtiva e avançar rapidamente na organização de campanhas como essa e projetos similares também em outras áreas. O Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, cumpre assim, parte do seu papel social e utiliza seus talentos e valiosos serviços, estruturas, servidores e alunos, para juntos ajudarmos o município de Arapiraca nesse momento. Agora é esperar que todos possam ser vacinados de maneira organizada com o auxílio dessa ferramenta tecnológica. Bom para a cidade, bom para os cidadãos e bom para a gestão da saúde no município”, afirma Fábio Ribeiro.

Trabalham no desenvolvimento da plataforma o professor Társis, o técnico em Informática Vinnicyus Gracindo e os estudantes Gabriel Soares, Matheus Breno e Wallisson Rony. “O Ifal, campus Arapiraca, tem se esforçado para contribuir em diversas frentes durante a pandemia, incluindo uma outra plataforma destinada ao acompanhamento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no município. Agora, vamos contribuir na vacinação, promovendo um processo seguro e transparente”, ressalta o docente.

A plataforma anterior desenvolvida pelo Ifal em parceria com a Secretaria de Saúde de Arapiraca foi lançada no dia 4 de junho. A parte relacionada à área da Saúde contou com a orientação do coordenador de Monitoramento e Análise de Informação em Saúde de Arapiraca, Evandro Melo Júnior, que também acompanha o desenvolvimento do próximo sistema. A plataforma que está em atividade integra o programa  “Saúde em Casa” e registra o histórico de todos os atendimentos realizados pelo município, auxiliando no monitoramento de pacientes em estado mais grave. Desde o mês de junho, mais de 25 mil atendimentos foram registrados na plataforma.

Dados da Secretaria de Saúde de Arapiraca mostram que mais de 15 mil casos de Covid-19 foram confirmados no município e foram registradas mais de 250 mortes. Na reunião ocorrida nessa terça-feira, a Prefeitura aprovou o Plano Municipal de Vacinação, que é a base para o desenvolvimento do novo sistema para ajudar na vacinação. “Acabamos de fazer uma reunião aqui, com a aprovação do Plano Municipal de Vacinação. Estou muito contente com a equipe, muito satisfeito. E nós vamos utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo Ifal e vai dar tudo certo para a nossa população. A primeira quantidade ainda é muito pequena, mas estamos torcendo para que tudo aconteça e que a gente tenha a universalização desta vacina o mais breve possível”, contou o prefeito Luciano Barbosa na rede social da prefeitura, logo após a reunião.