Saúde

1 de dezembro de 2020 15:28

APALA oferta capacitação sobre Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

O projeto “Quanto Mais Cedo, Melhor!” é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald e existe desde 2008

↑ Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar acerca do câncer infantojuvenil e alertar para os principais sintomas da doença, a APALA lança o Projeto “Quanto Mais Cedo, Melhor!”. O projeto, que é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald, faz parte do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, o qual consiste na realização de capacitações de profissionais e estudantes de medicina e enfermagem, para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes.

O Programa existe desde 2008 e já capacitou mais de 26 mil profissionais de saúde em 214 municípios, envolvendo 20 instituições e 14 estados. Aqui em Alagoas, o projeto já capacitou mais de 3.200 profissionais, em 14 municípios. Apesar dos números expressivos, ainda há um grande número de profissionais a serem alcançados e sensibilizados.

Este ano a capacitação será em formato online, e terá carga horária de 6 horas, sendo 3 horas por dia, sendo disponibilizado certificado de participação. As aulas serão ministradas pela Médica Oncologista Pediátrica, Dra Suzana Marinho, que também é Coordenadora Científica do Projeto.

A próxima turma ocorrerá nos dias 09 e 10/12/2020, das 19h às 22h, e será realizada através da plataforma Zoom. Será ofertado um total de 60 vagas para acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem, para alunos de qualquer período. As inscrições podem ser feitas até 06/12, através do link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeK_RnmttTvYBrJVPNfomt9Bg1dq0VOo84CtRmzZt-6HOvMGg/viewform

No formulário de inscrição, o aluno deve informar a instituição pela qual participa (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas) e a data de participação na capacitação
(Informar somente a 1ª data da capacitação – 09/12).

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH