Saúde

Homem resolve emagrecer após entrar em grupo de risco da Covid-19

Com exercícios em casa e fazendo sua própria dieta, Nilton Alves perdeu 37 quilos durante a pandemia

Por Lucas França com Tribuna Hoje 18/10/2020 16h07
Homem resolve emagrecer após entrar em grupo de risco da Covid-19
Reprodução - Foto: Assessoria

O decorador de festas e eventos, florista e confeiteiro, Nilton Alves, 37 anos, notou que quando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chegou ao país, sobretudo nos primeiros casos em Alagoas, ele estava nas estatísticas do grupo de risco porque estava obeso – ‘’vi que eu estava com 125 quilos. Eu não me reconhecia, pensei que não ia voltar ao peso anterior’’.

Por conta disso, o florista resolveu mudar os hábitos alimentares e fazer atividades físicas em casa com a ajuda do seu companheiro.

“Eu vi que com a quarentena muitos estavam engordando. E que eu era da área de risco. Então decidi mudar meus hábitos. Estava no grupo de risco com 125kg e entrando em uma depressão com medo de sair de casa  para não morrer. Então, notei que era hora de mudar  e hoje estou 88kg fazendo exercícios e minha própria dieta’’, conta Alves.

No vídeo abaixo encaminhado para a reportagem do Portal Tribuna Hoje, Nilton fala porque resolveu mudar os hábitos. https://www.youtube.com/watch?v=5bocFP881qU

Nilton conta que até seus 30 anos de idade, seu peso era 90 quilos, no entanto, entre dezembro de 2019 até início da pandemia passou a engordar e chegar aos 125kg. “tem muitas pessoas que estão engordando nesse período de isolamento social – muitos com preocupação por conta do trabalho, da própria doença e do futuro. Até a depressão faz parte desse processo para muitos e isso não é brincadeira. Por isso, decidi mudar. Não foi fácil, é muita luta, determinação, apoio de amigos e uma readequação alimentar. Uma verdadeira mudança de vida’’.

Redes sociais estão sendo usadas para mostrar sua rotina 

O decorador comenta que resolveu mostrar sua rotina nas redes sócias. “Comecei a fazer stories no Instagram mostrando os exercícios à alimentação para incentivar outras pessoas também. Se eu estava conseguindo outras pessoas também podem. Então, comecei a receber vários comentários e mensagens de seguidores me informando que passaram a mudar os hábitos também a partir dos meus vídeos, da minha história’’.

[caption id="attachment_405951" align="aligncenter" width="500"] Atualmente, o decorador pesa 88kg (Foto: Acervo pessoal)[/caption]

INSPIRAÇÃO

Nilton sempre recebem mensagens de incentivo e de pessoas que estão se inspirando em sua história. No áudio abaixo disponibilizado por ele, uma seguidora fala que está acima do peso e que se inspira nele para mudar de vida.

[audio mp3="https://tribunahoje.com/wp-content/uploads/2020/10/WhatsApp-Audio-2020-10-16-at-15.02.03-online-audio-converter.com_.mp3"][/audio]

Alves cita que todo o processo de emagrecimento foi divulgado nas redes sociais. Ele ressalta que a mudança não foi apenas por questões estéticas, mas principalmente por questões de saúde. “É importante falar que com muita força, desejo de mudar e determinação a gente consegue ter bons resultados. E quero outras pessoas também possam vencer essa batalha assim como eu. São mulheres, homens que estão com sobrepeso e acabam sendo desestimulados, mas assim como eu, eles também podem mudar os hábitos’’.

Além de mostrar sua rotina em suas redes sociais – Instagram e Facebook, o decorador também criou um canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCF_IHder74kC9Hn5HqvSlGQ.

ESPECIALISTA

O Profissional de educação física, especialista em treinamento para grupos especiais e em fisiologia do exercício, Matheus Silva fala que cada caso é um caso. E é importante a ajuda de profissionais para obter melhores resultados e com saúde.

“É muito importante fazer uma avaliação com profissional qualificado e uma equipe multidisciplinar para obtenção de melhores resultados. Todo organismo reage às mudanças de forma diferentes. Então, trabalhamos pensando nos aspectos imunológicos’’, esclarece Silva analisando que com o distanciamento social muita gente passou mais tempo em casa, deitado, sentado, sem se exercitar, ou seja, ficando mais sedentárias ou com comportamento sedentário e muitos de fato estão engordando.