Saúde

21 de julho de 2020 16:36

AL se destaca no País com número de trabalhos inscritos no Combate à Pandemia

A maioria das inscrições vêm do Sudeste, com 924 participações. O Sul participa com 300 inscrições, seguida da região Nordeste, com 239, e das regiões Norte e Centro-Oeste, ambas com 84 iniciativas inscritas

↑ O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, destaca capacidade de superação dos profissionais da Saúde diante da pandemia

Alagoas ficou em 2º lugar no Nordeste no número de trabalhos inscritos na iniciativa APS Forte no Combate à Pandemia, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde. Foram inscritas mais de 1,6 mil experiências, desenvolvidas pela Atenção Primária à Saúde em todos os estados do país. No ranking nacional, Alagoas ficou no 9º lugar, depois de SP, MG, PR, RJ, RS, SC, AM e Pernambuco. As inscrições foram de 19 de maio a 15 de julho último.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque, afirmou que o número de trabalhos inscritos em Alagoas demonstra a capacidade de superação dos profissionais da Saúde diante da pandemia, que tanto tem afligido os gestores municipais da Saúde. “Tenho certeza de que no restante do país a situação não é diferente, já que as dificuldades operacionais no combate à Covid-19 são semelhantes”, destacou Rodrigo.
A maioria das inscrições vêm da região Sudeste, com 924 participações. A região Sul participa com 300 inscrições, seguida da região Nordeste, com 239, e das regiões Norte e Centro-Oeste, ambas com 84 iniciativas inscritas. Ferramentas como telefone, teleatendimento, whatsapp, teleconsulta e telemonitoramento fazem parte das estratégias empregadas pelas equipes nas ações de comunicação, atendimento, monitoramento e prevenção na APS.
Ficou visível nos trabalhos inscritos que, além da capacidade de inovar, as experiências demonstram o potencial da APS para reformular as práticas a partir dos recursos disponíveis, adaptando e dando novos usos ao que já existia. Todas as experiências inscritas estão sendo analisadas pela comissão organizadora da iniciativa. Os autores podem acompanhar os status das suas experiências no site.
As experiências aprovadas participarão automaticamente da próxima fase da iniciativa, que será a realização do Prêmio APS Forte no Combate à Pandemia – 2a Edição, cujo edital está em fase de finalização. As experiências aprovadas continuam participando das atividades de intercâmbio de conhecimento, com interações por meio de debates virtuais e reportagens divulgados nos canais do Portal da Inovação na Gestão do SUS.
[13:34, 21/07/2020] Meyrelande: LEGENDA : O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, destaca capacidade de superação dos profissionais da Saúde diante da pandemia,

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH