Saúde

28 de abril de 2020 19:16

Sesau vai distribuir mais 10 mil testes de Covid-19 para os 102 municípios de Alagoas

Objetivo da ação é identificar rapidamente os casos positivos da doença provocada pelo novo coronavírus

↑ Divulgação

Menos de 15 dias após distribuir 13 mil testes rápidos para detecção da Covid-19 aos 102 municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai enviar mais 10 mil unidades. O objetivo da ação é identificar rapidamente os casos positivos da doença provocada pelo novo coronavírus, determinando o isolamento domiciliar ou hospitalar das pessoas infectadas.

A nova medida de enfrentamento ao novo coronavírus já foi comunicada à direção do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), assim como ocorreu no dia 16 deste mês, quando a Sesau distribuiu o primeiro lote de testes rápidos. Os novos testes rápidos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) e devem ser utilizados nos indivíduos que apresentarem sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, após contato com pessoas que já testaram positivo para a Covid-19.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o aumento da testagem para a Covid-19 comprova que o governo de Alagoas vem trabalhando em parceria com os 102 municípios no combate à disseminação da doença. Para o gestor da saúde estadual, a ampliação da detecção do novo coronavírus vai contribuir para identificar os casos confirmados com mais agilidade, principalmente de pessoas assintomáticas, que possam estar sendo foco de contaminação em suas cidades de origem.

“Estamos atuando em parceria com os municípios alagoanos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, no intuito de achatarmos a curva epidemiológica de casos da Covid-19 em Alagoas. Nos últimos dias, verificamos um aumento exponencial de casos confirmados e óbitos e, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesau, em 30 municípios, já temos pelo menos uma pessoa testada positiva, além de haver casos em investigação em 73 das 102 cidades alagoanas. Números que comprovam a necessidade de ampliamos a testagem”, ressaltou Alexandre Ayres.

Conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau na segunda-feira (27), mais 83 casos de Covid-19 foram confirmados em Alagoas, totalizando 643. Também foi confirmada a 34ª morte, sendo 22 de pessoas que residiam em Maceió e as demais que moravam em Marechal Deodoro (2), São Miguel dos Milagres (1), Viçosa (1), Anadia (1), Limoeiro de Anadia (1), Paripueira (1), Ibateguara (1), Maribondo (1), Matriz do Camaragibe (1), São Paulo (1) e Pernambuco (1), segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH