Saúde

Mais de 75% dos atendimentos do HGE na segunda (9) são de clínica geral

Hospital é preferência pelo seu poder de resolutividade e qualificação da equipe

Por Assessoria 10/03/2020 18h18
Mais de 75% dos atendimentos do HGE na segunda (9) são de clínica geral
Reprodução - Foto: Assessoria

O Hospital Geral do Estado (HGE) acolheu mais 461 alagoanos na segunda-feira (9). Somente aos médicos especialistas em clínica geral foram direcionadas 349 pessoas, sendo a maioria com doenças relacionadas ao descontrole da hipertensão e diabetes. Essas enfermidades se desenvolvem quando há a falta de hábitos saudáveis e cuidados relativos à prevenção, além de fatores hereditários.

O HGE também tem sido preferência dos usuários pelo seu poder de resolutividade e qualificação da equipe. Prova disso é que a aposentada Maria José Felix dos Santos, de 68 anos, foi transferida de uma unidade de saúde de São Miguel dos Campos para tratamento de pneumonia e investigação sobre o surgimento de doença coronariana.

“Quando soube que vinha para o HGE fiquei muito nervosa. Eu sabia que se estava sendo transferida para cá, então o problema era sério. Eu havia fumado muito, cheguei tossindo bastante. Eu sei que é errado, sei que preciso cuidar mais da minha alimentação, prestar mais atenção na minha diabetes e hipertensão. Mas não tinha mais o que fazer. Somente confiar na equipe, como confio, e torcer para que eu volte logo bem para casa”, contou Maria José Félix dos Santos.

A idosa segue o internamento na Unidade de Dor Torácica (UDT), onde já foi submetida a vários exames, como: hemograma completo, eletrocardiograma, ecocardiograma e enzimas cardíacas. Seu estado de saúde é considerado estável, porém necessita da observação do cardiologista para descobrir o que gerou o risco de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de receber o tratamento contra a pneumonia.

“Nós somos um hospital muito lembrado quando o assunto é resolução do problema de saúde. Nossas portas de entrada têm recebido muitos pacientes que poderiam ser cuidados em outras unidades de saúde, mas, preferiram vir por saberem que sairão devidamente examinados. Isso mostra o reconhecimento do grau de resolutividade do maior hospital público de Alagoas”, defendeu o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Além dos 349 casos assistidos pelo médico da porta de entrada da Área Azul, o HGE registrou 76 acidentes casuais, 24 acidentes de trânsito, cinco acidentes de trabalho, quatro agressões, duas queimaduras e uma tentativa de suicídio. Também 334 pessoas receberam alta médica, 84 internações foram realizadas, 38 transferências efetuadas e realizados 17 procedimentos cirúrgicos.