Saúde

18 de fevereiro de 2020 17:21

Hospital de Arapiraca forma primeira turma de médicos residentes

Primeira turma de residentes do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho recebeu o nome de 'Doutor José Roberto Cavalcante'

↑ Solenidade teve início com a aposição da placa, localizada no corredor de acesso ao centro cirúrgico (Foto: Asssessoria)

Uma noite de emoção. Foi assim a solenidade de formatura dos residentes de Cirurgia Geral realizada na noite de segunda-feira, 17, no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. O evento ocorreu no auditório da instituição e contou com a presença de diretores, funcionários, convidados e familiares dos formandos.

A solenidade teve início com a aposição da placa, localizada no corredor de acesso ao Centro Cirúrgico. O momento contou com a participação especial do saxofonista Neusvaldo, que emocionou os presentes. A primeira turma de residentes do HR recebeu o nome de “Doutor José Roberto Cavalcante”.

Na sequência do evento, todos se dirigiram para o auditório Michel Alexandre, local onde os formandos Marcio Monteiro, Karlos Henrique Ferreira e Jhonat Thaylson foram recebidos com aplausos e receberam seus certificados de conclusão do curso em Cirurgia Geral. “Defendam os anônimos, se coloquem sempre no lugar dos outros e continuem estudando, e se atualizando”, discursou o médico e coordenador do curso, José Roberto.

Para o diretor médico, Ulisses Pereira, o momento era de grande relevância, pois representou a realização de um sonho de toda a equipe do Hospital Regional, que ao longo de décadas atende a população de Arapiraca e municípios vizinhos. “Agradecemos a todos que, ao longo da história desta instituição, deram sua contribuição, sobretudo aos que ajudaram na concepção e realização desse programa. Parabéns a todos e obrigado aos médicos residentes”, falou.

Adailton Reis, diretor Administrativo do HR, destacou a importância do curso, com ênfase na melhora do atendimento aos usuários. “A vivência de vocês aqui foi muito importante. Ficamos honrados em ter contribuído para a formação de médicos mais capacitados. E que vocês coloquem sempre o atendimento e o cuidado com os seres humanos como prioridade”, comentou.

Para o provedor do hospital, Geraldo Magela, visivelmente emocionado, a formação representava o êxito de um trabalho de anos superando desafios diários. “Não tenho dúvidas de que vocês saem daqui com a missão cumprida, saem melhores médicos”, disse, destacando ainda a necessidade de se manter entre os profissionais que ali trabalham e atuam o sentimento da gratidão e da generosidade, buscando sempre o exercício de suas funções com qualidade e humanização.

Residentes

Os residentes foram unânimes em destacar o ambiente acolhedor do hospital, o aprendizado contínuo e os desafios pessoais vividos e vencidos ao longo dos dois anos de curso no Regional de Arapiraca. Ao final, os três prestaram homenagens com entrega de placas aos médicos José Roberto e Lavinio Juliano, além de outras que serão entregues a colegas de trabalho que não puderam participar da solenidade.

Em sua fala, Márcio destacou o papel e dedicação de toda equipe. Já Jhonat enalteceu a experiência em atuar na cidade que ele não conhecia e, para o médico Karlos, o último a iniciar a residência, o aprendizado foi definitivo em sua carreira. “Em minha outra experiência de um ano como residente eu fiz apenas seis cirurgias, aqui foram 137”, revelou o jovem médico emocionado.

Residência Médica

O curso de Residência Médica do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho teve início em 2018. Atualmente dois médicos estão em formação e um novo edital acaba de ser realizado, dando oportunidade a outros profissionais que irão se aperfeiçoar na instituição.

Participaram do evento: a coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix; o coordenador de Educação Permanente, Jean Vital; o gerente financeiro José Francisco Rodrigues; o responsável pelo setor de ações estratégicas, Thiago Pinheiro, além de técnicos e funcionários do HRNSBC.

“A emoção hoje foi grande”, falou a advogada Selma Pereira, esposa do médico Ulisses Pereira e que também prestigiou o evento ao lado de Zelia Pirauá, esposa do provedor Magela Pirauá.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH