Saúde

Tereza Nelma passa bem após terceira cirurgia em São Paulo

Deputada foi internada ano passado para retirada de um tumor cancerígeno no útero e teve uma alça do intestino perfurada, não percebida pelos cirurgiões

Por Assessoria 21/01/2020 16h13
Tereza Nelma passa bem após terceira cirurgia em São Paulo
Reprodução - Foto: Assessoria

Durou cerca de 10 horas a terceira cirurgia da deputada Tereza Nelma (PSDB – AL), realizada hoje, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para corrigir uma fistula (perfuração) em seu intestino, em decorrência das duas intervenções anteriores. Tereza já foi transferida para a UTI e passa bem.

Internada no dia 23 de outubro do ano passado para retirada de um tumor cancerígeno no útero, através de uma histerectomia, Tereza teve uma alça do intestino perfurada, o que não foi percebido pelos cirurgiões. Por isso, seu estado de saúde se agravou, obrigando a nova cirurgia de emergência nove dias depois. Porém, o problema se repetiu. Tereza passou 17 dias da UTI e o restante em unidade semi-intensiva, com dieta zero, até a cirurgia de hoje.

”Vim para passar três dias hospitalizada para realiza a histerectomia e fiquei  três meses, vivendo momentos graves, de dor e grande tensão. Estou ansiosa para voltar para casa e, em seguida, retomar meu mandato em Brasília”, afirma Tereza Nelma.

A deputada já superou 4 tipos de cânceres diferentes. E, agora, também o quinto. As cirurgias, para as correções das falhas, em nada tem a ver com o câncer, que foi extirpado.

A cirurgia de hoje foi realizada por uma nova equipe médica. Sua recuperação e preparação para a cirurgia de hoje foram coordenadas pelas equipes do gastroenterologista Aitan Miranda Sipahy e do cirurgião Fabio Oliveira Ferreira, além de outros profissionais de anestesia, fisioterapia, psiquiatria, nutrologia, endocrinologia e enfermagem.