Saúde

Hemoal faz coleta de sangue no centro de Arapiraca

Ação tem como objetivo reforçar o estoque de sangue para unidades de saúde do interior do estado.

Por Assessoria 14/01/2020 14h08
Hemoal faz coleta de sangue no centro de Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Para assegurar o estoque de sangue para unidades de saúde do Agreste o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Arapiraca, promove nesta terça-feira (14) das 8h às 16h, coleta externa de sangue na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca.

Por meio da coleta externa, serão captadas bolsas de sangue para atender os hospitais e maternidades da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Com a iniciativa, o Hemoal Arapiraca facilita o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue e não podem se deslocar até a sede do hemocentro, situado na Rua Geraldo Barboza, no prédio do Laboratório Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Critérios para doação

Os interessados em se candidatarem à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

As pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas ficam impossibilitadas. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.